Correio Braziliense
postado em 09/02/2020 04:07
In memorian
Kirk Douglas deve ser, ao lado de Kobe Bryant, um dos principais homenageados da noite. O ator foi indicado três vezes ao Oscar, por O invencível (1949), Assim estava escrito (1952) e Sede de viver (1956), e vencedor do prêmio honorário da Academia. O pai de Michael Douglas faleceu na última quarta-feira aos 103 anos. Kobe morreu em 26 de janeiro.
Recordes
Com mais estatuetas
• Os longas Ben-Hur (1956), Titanic (1997) e Senhor dos anéis — O retorno do rei (2003) são os maiores vencedores da história da premiação com 11 estatuetas cada.
Os mais indicados
• A malvada (1950), Titanic (1197) e La la land — Cantando estações (2016) fizeram história, recebendo 14 indicações cada.
Big five
• Apenas três filmes conseguiram vencer os cinco principais prêmios não técnicos da noite (Melhor filme, Melhor diretor, Melhor atriz, Melhor ator e Melhor roteiro, original ou adaptado). São eles Aconteceu naquela noite (1954), Estranho no ninho (1975) e Silêncio dos inocentes (1991).
Maiores vencedores da história
• Walt Disney é o maior dono de estatuetas da história do Oscar com 21 e mais uma honorária, totalizando 22, a maioria por produção de animações. Entre as mulheres, a maior vencedora é Edith Head, figurinista premiada com oito estatuetas.
Vencedor mais velho
• O compositor Ennio Morricone venceu o Oscar de Melhor trilha sonora por Os oito odiados (2015), aos 87 anos. Agnès Varda é a pessoa mais velha a ser indicada, aos 89 anos.
Vencedor mais novo
• Tatum O’Neal foi a pessoa mais nova a ganhar um Oscar, por Lua de papel (1973) quando ela tinha apenas 10 anos de idade. O indicado mais novo foi Justin Henry com 8 anos, pela interpretação em Kramer vs. Kramer (1979).
Maior número de estatuetas de atuação
• A atriz Katherine Hepburn é a maior vencedora de prêmios de atuação do Oscar, com quatro estatuetas, pelos filmes Manhã de glória (1933), Adivinhem quem vem para o jantar (1967), Leão do inverno (1968) e Num lago dourado (1981).
Diretor mais vencedor
• John Ford ganhou 4 Oscars por O delator (1935), As vinhas da ira (1940), Como era verde o meu vale (1941) Depois do vendaval (1952).
Mais indicados
• Meryl Streep é a pessoa com mais indicações a prêmios de atuação, com 21 aparições na lista. Em direção, Martin Scorsese lidera a lista com 9, incluindo nesta edição com O irlandês.
Você sabia?
Prêmios distintos
• Alguns vencedores de Oscar ganharam prêmios muito diferentes da honraria cinematográfica. É o caso de Kobe Bryant, medalhista de ouro olímpico, que venceu o Oscar de melhor curta em animação. Bob Dylan também tem o feito interessante de ser a única pessoa a ganhar uma estatueta, um Grammy, um Pulitzer e um Nobel da literatura, todos relacionados a sua carreira na música.
EGOT
• Ao todo, 19 pessoas conseguiram a proeza de se tornarem EGOT’s, ou seja, vencedores dos 45 principais prêmios da arte norte-americana (Emmy, Grammy, Oscar e Tony). O último a receber o título foi o músico John Legend.
Duplas indicações
• Raros são os casos na premiação em que um mesmo ator ou atriz conseguiu ser indicado para duas categorias no mesmo ano. Ao todo 12 pessoas alcansaram o feito, sendo nove mulheres e três homens. Este ano, Scarlett Johansson se tornou a décima segunda da lista com indicações por Jojo Rabbit e História de um casamento.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.