Diversão e Arte

Curso de verão da Escola de Música de Brasília exalta 250 anos de Beethoven

41° edição do Curso Internacional de Versão da EMB (Civebra) terá oficinas, workshops e shows de professores do Brasil e do exterior

Correio Braziliense
postado em 11/02/2020 07:10
41° edição do Curso Internacional de Verão da EMB celebra os 250 anos do compositor alemão com shows e oficinasOs 250 anos do compositor alemão Ludwig Van Beethoven estão sendo celebrados na 41ª edição do Curso Internacional de Verão das Escola de Música de Brasília (Civebra). O tradicional evento teve início ontem e prossegue até o dia 21 próximo, com extensa programação, que inclui oficinas, workshops e uma série de shows e concertos, protagonizados por professores.

Saiba Mais


Sábado último, houve o concerto de abertura quando subiram ao palco do teatro da escola, na 601 Sul, uma banda sinfônica, sob a regência do maestro Henrique Pereira; e uma big band, formada por alunos do curso, sob a batuta do maestro Joel Barbosa. Ontem, quem se apresentou foi André Siqueira que fez um recital de violão.

"Nesta edição contamos com 50 professores, vindos do exterior e de várias regiões do país, e os que pertencem ao quadro da Escola de Música. Eles estarão a frente de 150 oficinas que serão oferecidas nos períodos matutino, vespertino e noturno. Alguns participam também de concertos populares e eruditos, ao longo da programação", destaca Davson de Souza, diretor da EMB.

Entre os professores estrangeiros estão o maestro de big band cubano Joaquim Betancourt, o pianista norte-americano Gary Dial, o violeiro da gamba espanhol Xurxo Varela, e o regente de coro argentino Maximiliano Mancuso. Da lista de brasileiros fazem parte a pianista carioca Maria Teresa Madeira, o percussionista gaúcho Ney Rosauro. o produtor paulista Homero Lotito e o guitarrista e violonista brasiliense Lula Galvão.

Concerto popular

Convidado especial do Civebra, o violeiro caipira mineiro-brasiliense Roberto Corrêa será o responsável pelo concerto popular de quinta-feira. Contando com a participação de professores do curso. "O que farei é uma espécie de concerto de música caipira, dividido em três partes", anuncia o músico e compositor. "Inicialmente, ao lado de Xurxo Varela, Cecília Apogliano, do violonista Herick Souza; e do flautista Davson de Souza, mostrarei algumas músicas compostas para viola da gamba. Na sequência, eu e o Herik tocaremos composições de minha autoria; e, por fim, todos juntos focalizaremos canções do universo sertanejo”, acrescenta.

A pianista Maria Teresa Madeira, que já participou de 15 edições do Curso de Verão, na deste ano comanda oficinas de piano, de música de câmara e uma outra sobre a obra de Chiquinha Gonzaga. "Na sexta-feira apresentarei um concerto com base na obra da pianista e compositora carioca, autora de clássicos como Abre alas, Atraente, Corta jaca e Lua branca. Aproveitarei para lançar dois volumes dos quatro que escrevi sobre a obra de Chiquinha", adianta.


Serviço
41ª edição do Curso Internacional de Verão
Show do grupo de choro Sai da Frente, no Teatro da Escola de Música (601 Sul), hoje, às 20h30. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Programação de Concertos

Amanhã (12/02, quarta) – Grupo de choro Sai da Frente
Quinta-feira – Roberto Corrêa e convidados
Sexta-feira – Maria Teresa Madeira
Sábado – Garry Dial

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags