Diversão e Arte

GDF cancela atrações do carnaval e economiza para aniversário de Brasília

Na programação, não haverá atrações nacionais, como Psirico, Elba Ramalho e Bloco da Preta Gil

Correio Braziliense
postado em 11/02/2020 18:48
Bartolomeu Rodrigues, secretário de Cultura e Economia Criativa do DF Três razões motivaram a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal a rever o modelo de carnaval anunciado no começo do mês. Em coletiva de imprensa nesta terça-feira (11/2), o secretário Bartolomeu Rodrigues disse que, apesar da expectativa criada, foi necessário mudar  para a Funarte. Na programação, não haverá atrações nacionais, como Psirico, Elba Ramalho e Bloco da Preta Gil. "Com todo o respeito a esses artistas, mas vamos valorizar os artistas locais", pontuou Rodrigues.

A preocupação com a segurança também foi determinante para a mudança do modelo. O secretário não adiantou o esquema que será implantado na Funarte. Contudo, garantiu que tem se reunido tanto com o Secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, quanto com o governador Ibaneis Rocha para articular um trabalho em conjunto, com os melhores dispositivos de segurança e o que houver de mais moderno em tecnologia.

"Na dispersão que começam a acontecer os grandes problemas de segurança. A forma que a gente tem no polo Funarte, com possibilidade de identificação, de revista, fica mais fácil de controlar. A utilização de equipamentos para acomanhar o desenrolar da festa nos dá também mais tranquilidade", complementou o gestor.  

 
Verba pública 

"A economicidade fecha o terceiro eixo básico da mudança. Carnaval é para brincar, mas não se brinca com dinheiro público. Em termos de participação do Estado, ouso dizer que é o carnaval do Brasil com menor participação do Estado”, afirmou.
 
Segundo o secretário, dos R$ 3,7 milhões dos recursos da Lei Orçamentária Anual (LOA) destinados ao carnaval, serão utilizados R$ 1,2 milhão. A economia, ainda de acordo com Rodrigues, só foi possível graças ao interesse da iniciativa privada.  
 
“Não é que não houve interesse dos patrocinadores, é que pensamos em algo grande e decidimos ter os pés no chão e economizar os recursos públicos”, justificou o gestor se referindo ao projeto original, que requeria um aporte financeiro maior. 
 
O restante da verba será aplicado em políticas culturais para o aniversário de 60 anos da cidade. "Queremos comemorar o aniversário de Brasília ao longo do ano. O dia é importante, mas não deve parar ai. Vamos desenvolver políticas culturais e temos que ter recursos para isso", disse Rodrigues. 

 
Polo Funarte 

No novo modelo, a programação será de sábado até terça-feira, com atrações locais e apresentações das bateriais das escolas de samba do grupo especial do carnaval brasiliense. Nos próximos dias, a pasta deve anunciar oficialmente os participantes e os horários da festa.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags