Diversão e Arte

360 Graus

Correio Braziliense
postado em 18/02/2020 04:09
Zuíla Miranda com a amiga Maria Coeli
Brasília, na plenitude de seus 60 anos!


Cento e dois anos de emoções


Dona Zuíla chegou a Brasília no final de 1958, para acompanhar o marido, Raul Miranda, engenheiro convocado por Israel Pinheiro  para a saga da construção. Atenta, ela monitorava de perto a formação de suas duas filhas: a escritora e poeta Ana Miranda e a compositora e artista Marluí Miranda.

Ana Miranda costuma dizer que a família vivia entre os operários. “Bem crianças  eu tinha uns 7 anos, passeávamos nos tratores, subíamos na boleia de caminhões, jogávamos dominó com eles. Bastava um caminhão parar e a criançada escalava a carroceria até o alto das areias que seriam derramadas no chão”, conta.

Raul, dona Zuíla, Marluí e Ana Miranda moravam na 709 Sul e participaram da festiva inauguração de Brasília. Os pioneiros que chegavam para a construção, antes da inauguração, eram sonhadores e heróis. Tinham uma característica marcante: engenheiros, operários, suas esposas e filhos eram iguais. Formavam  uma comunidade valorosa, unida e sofrida, que tinham um mesmo objetivo: construir com esmero, determinação e em tempo recorde a nova capital do Brasil” descreve o jornalista e amigo da família Silvestre Gorgulho,  e completa: “Esta é uma foto para ser lembrada e reverenciada pelas novas gerações: duas pioneiras de fé, história e cultura!”.

Zuíla Miranda, que completou 102 anos, mora em Taguatinga, e a cineasta, escritora e poetisa Maria Coeli Vasconcelos (foto), que mora no Plano Piloto, autora de É triste mas não é de soluçar, finaliza um filme sobre dona Sarah Kubitschek.

Para o aniversário de 102 anos da mãe, Ana Miranda veio de Amsterdan (Holanda) para trazer o seu carinho e beijá-la, saudosa, relembrando “a voz do operário que construiu Brasília, sua fala, suas impressões vêm com os ventos do passado; seu rosto se desvela aos poucos, sua história e a de seus sofrimentos vêm sendo reconstruída”.

História, valores e sentimentos estão estampados no olhar de dona Zuíla, que tem muito para contar, cantar e reviver a saga de uma cidade que ajudou a construir e que completa, em 21 de abril, os seus 60 anos.



PAINEL


Cuidados e carinho com os autistas //O ano letivo se inicia e, com ele, cresce a expectativa dos pais e principalmente das crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para essas crianças especiais, voltar às aulas traz uma resistência à rotina escolar. Pais e professores precisam estar atentos à necessidade de tornar o convívio escolar adequado e saudável para as crianças e adolescentes. O fonoaudiólogo Gleybson Santos (foto), do Centro de Reabilitação Cognitiva — Cercog, afirma que “o envolvimento da família neste processo de volta às aulas é de suma importância. O ideal é que, antes das férias, os pais sejam orientados em relação a estimulações que possam ser feitas durante esse período, já que o recesso é tão importante para essas crianças quanto os dias de aula”. 



PINCELADAS


A Vila do Pequenino Jesus, que abriga deficientes mentais, em sua maioria adultos, foi alvo de uma grande ação em 1º de fevereiro. Recebeu do Ministério da Cidadania e da Secretaria de Desenvolvimento Social um micro-ônibus (foto) adaptado, durante uma solenidade, com a presença do ministro Osmar Terra, do secretário Ricardo Guterres, de Michelle Bolsonaro e Mayara Noronha. O presidente da Vila, Irone Claudino, e o coordenador Jorge Deister foram os anfitriões. Ao agradecer pela preciosa concessão da van, Jorginho ressaltou o quanto ela é importante para as atividades externas dos acolhidos. 


De volta ao Instituto Doando Vida, as crianças tiveram uma grande surpresa, ao encontrar a ONG ainda mais colorida, com novos amiguinhos, além da visita de pessoas que ajudaram a promover uma ação que trouxe vários benefícios aos pequeninos que vivem em situação de extrema vulnerabilidade, na Chácara Santa Luzia e na Cidade Estrutural. O superintendente e a gerente de marketing do ParkShopping, Marcelo Martins e Natália Vaz (foto), foram entregar um cheque simbólico com o valor arrecadado pela Roda Gigante do Grande Natal do shopping. Parte da decoração natalina, o brinquedo arrecadou importante soma. Foi uma tarde para ficar na memória! 


O embaixador do Kuaite , Nasser Riden Almotairi (foto), e senhora vão comemorar, amanhã, a 59ª data Nacional e o 29º Dia da Libertação do Estado do Kuaite, com uma recepção das 19h30 às 21h30 no Dúnia City Hall, na QI 15 do Lago Sul. 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags