Diversão e Arte

O ator Jeremy Irons, em Berlim, refuga sexismo e homofobia

A hora é de os homens sexistas ou homofóbicos se desculparem ou negarem terem dito ou escrito alguma coisa nesse sentido, pelo que destacou o astro Jeremy Irons, no Festival de Berlim

Correio Braziliense
postado em 21/02/2020 15:29

O ator Jeremy Irons, em Berlim: nem sexista nem homofóbico

 

Berlim — O ator e presidente do júri da principal competição do Festival Internacional de Cinema de Berlim, Jeremy Irons, aproveitou a entrevista coletiva do júri com a imprensa para corrigir a impressão deixada, em outras entrevistas no passado, e que voltaram a circular, negando ser sexista e homofóbico. Para evitar que o rumor negativo pudesse comprometer o festival, também conhecido como Berlinale, Jeremy Irons fez uma declaração, transcrita e incluída no site oficial do festival, iniciado ontem, e que reproduzimos aqui, na íntegra.

 

"Antes de começarmos a trabalhar seriamente, eu gostaria — não como presidente do júri, mas em nível pessoal — abordar vários comentários que eu supostamente fiz no passado e que ressurgiram em algumas seções da imprensa nas últimas semanas. Eu gostaria de não ter que me demorar com isso, mas não quero que isso continue como uma distração para a Berlinale.

 

Meus comentários anteriores — já refutados e desculpados — referem-se a três assuntos. Três assuntos que estão muito em nossa mente hoje em dia, e com razão: abuso sexual, casamento entre pessoas do mesmo sexo e aborto.

 

Permitam-me esclarecer todas as minhas opiniões sobre esses assuntos específicos de uma vez por todas.

Em primeiro lugar, apoio de todo o coração o movimento global para tratar da desigualdade dos direitos das mulheres e protegê-las de assédio abusivo, prejudicial e desrespeitoso; tanto em casa quanto no local de trabalho.

 

Em segundo lugar, aplaudo a legislação do casamento entre pessoas do mesmo sexo onde quer que tenha sido alcançada, e espero que essa legislação esclarecida continue a se espalhar por mais e mais sociedades.

 

Terceiro, apoio de todo o coração o direito das mulheres de fazer um aborto, se assim o decidirem.

Esses três direitos humanos são, acredito, etapas essenciais para uma sociedade civilizada e humana, pela qual todos devemos continuar lutando. Há muitas partes do mundo onde esses direitos ainda não existem; onde tais modos de vida levam à prisão e até a morte.

 

Espero que alguns dos filmes que assistiremos abordem esses problemas, entre muitos outros, que enfrentamos em nosso mundo, e espero assistir a filmes da Berlinale deste ano que nos levarão a questionar atitudes, preconceitos e percepções da vida em todo o mundo. Como nós sabemos. Espero que isso tenha colocado meus comentários anteriores na cama. Agradeço por ter vindo esta manhã e agora, vamos continuar com dez dias de investigação e celebração".  

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags