Correio Braziliense
postado em 21/02/2020 20:26
A 41ª edição do Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília (Civebra) foi encerrado nesta sexta-feira (21/2) com uma grande festa musical. Em homenagem aos 60 anos de Brasília, o maestro cubano Joaquin Betancourt Jackman se apresentou no encerramento do curso da Escola de Música (EMB).
Joaquin Betancourt regeu uma Jazz Band formada por cerca de 50 instrumentistas — alunos e professores do tradicional curso. No repertório, clássicos do maestro como Mambazo, Maracaibo Oriental, além de Obseción e Como un arrulio de palma — sendo as duas últimas interpretadas por Adriana Braga e Myrlla Muniz, respectivamente.
O evento contou com a presença do secretário de Cultura, Bartolomeu Rodrigues, além de personalidades diplomáticas como o embaixador de cuba, Rolando Antonio Gómez Gonzáles, que fez o discurso de abertura do concerto. O embaixador falou da importância da presença do maestro em Brasília e na Escola de Música: "Na realidade, a música cubana e a brasileira têm muitos pontos de contato, têm origens comuns, e existe um grande interesse dos músicos e alunos em conhecer a nossa música. Penso que é uma grande honra e um prazer poder homenagear a população da capital brasileira com a apresentação de uma Jazz Band ao estilo cubano, dirigida por este grande músico e alunos muito talentosos, assim como uma oportunidade magnífica para todos os envolvidos, poder evocar o aniversário de Brasília, uma cidade tão acolhedora que merece e desperta tanta admiração e carinho em todos os cubanos que vivem temporariamente ou permanentemente aqui”.
Este ano, o Civebra celebrou o 250 anos de nascimento do compositor alemão Ludwig Van Beethoven. Outra apresentação da noite foi a da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, no Teatro da EMB. Participaram do curso iniciado no último dia 8, 2,5 mil alunos.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.