A festa continua. Extensa e diversificada, a programação da folia brasiliense se espalha por vários pontos da cidade, nesta segunda-feira, com a participação de cantores, bandas e blocos. Entre os destaques estão a apresentação de Saulo Fernandes no Carnaval do Parque; o Divinas Tetas, na 207 Norte; Guga Camafeu, no Carnaval Retrô; e dos blocos Lagartixa Chorosa, no Setor Carnavalesco Sul e Rainhas do Babado, na Praça dos Prazeres.
Um dos nomes de maior evidência da cena atual da axé music, o barreirense Saulo Fernandes é a grande atração de hoje do Carnaval no Parque, na área externa do Ginásio Nilson Nelson. O ex-vocalista da Banda Eva, com trajetória musical iniciada no começo da década passada, alcançou sucesso ainda maior quando partiu para carreira solo em 2013.
Com três discos de estúdio e dois gravados ao vivo — o mais recente é o Sol lua sol de 2019 — Saulo tem uma longa relação com o público de Brasília. No show desta noite, acompanhado por sua banda, além de sucessos do seu repertório como Amor pra recomeçar, Não precisa mudar, Pra ver o sol brilhar e Raiz de todo bem, o cantor interpreta clássicos da MPB e do pop rock nacional. Antes dele, se apresenta o Vintage Cukture (música eletrônica) e a dupla de brega funk Shevchenko e Elloco.
Bloco que ficou conhecido por celebrar a Tropicália, importante movimento da música popular brasileira, o Divinas Tetas comemora cinco anos de carnaval com apresentação no gramado da 2007 Norte, entre as 12h e as 18 h. O grupo de 14 integrantes, cujo nome vem da letra da canção Vaca profana, gravada por Gal Costa, costuma recriar composições de Gilberto Gil, Tom Zé, Jorge Benjor, Mutantes e Novos Baianos.
No Setor Carnavalesco, com programação durante praticamente todo o dia, chama a atenção o bloco Lagartixa Chorosa, criado em 2016 e formado por alunos e ex-alunos da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello. “Somos um time de 32 músicos, que toca marchinhas carnavalescas tradicionais, como Abre alas (Chiquinha Gonzaga), Alah lá ô (Haroldo Lobo e Nássara), Mamãe eu quero (Jararaca), Jardineira (Benedito Lacerda) e Pastorinhas (Noel Rosa), anuncia Luciana Campos, uma das fundadoras do bloco.
Uma das novidades da folia de Retrô 2020 é o Carnaval Retrô, no salão social da AABB (Setor de Clubes Sul). A iniciativa é de Paulinho Madrugada, criador da festa A Volta dos Anos 80. “Com esse evento, buscamos resgatar a tradição dos bailes carnavalescos nos clubes, que faziam muito sucesso em outros tempos. Pretendemos trazer para a AABB o público que quer brincar num ambiente fechado e com segurança, dispondo de ótima estrutura”, observa Madrugada. Guga Camafeu, a banda Carnavália e o DJ Cotonete são responsáveis pela parte musical.
Outra plataforma do carnaval brasiliense, a Praça dos Prazeres, na 201 Norte, abre espaço para a diversidade musical e de gênero com sua programação. Hoje, por exemplo, recebe às 17h o bloco LGBTQI Rainhas do babado, que, a partir das 17h, se joga no embalo de brega funk, funk, rap e trap. Mais tarde, às 21h, o bloco Relabuxo, que tem sete integrantes, ataca de baião, forró e xote.
» Carnaval de Brasília
Veja a programação completa
no site do Correio
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.