Diversão e Arte

Inscrições para o Festival de Cinema de Gramado abrem nesta quinta-feira

Em Brasília, as inscrições para o projeto A Escola no Cinema: Luz, Câmera, Educação! fecham neste domingo

Correio Braziliense
postado em 28/02/2020 16:35

Troféu Kikito, prêmio dado aos vencedores do Festival de Cinema de Gramado

Festival de Cinema de Gramado, que ocorre entre entre 14 e 22 de agosto de 2020, abre inscrições para a 48ª edição na proxima quinta-feira (5/3). Cineastas do Brasil e de países ibero-americanos poderão participar das mostras competitivas de longa-metragem brasileiro e estrangeiro e curta-metragem brasileiro. As fichas estarão disponíveis no site www.festivaldegramado.net e devem ser preenchidas e enviadas até 12 de abril. Todas as regras e os critérios para participar da seleção constam no regulamento, que está disponível no site oficial.

 

Entre as exigências para a inscrição na competição, estão critérios como a conclusão dos filmes de longa-metragem e curta-metragem a partir de 1º de maio de 2019, duração mínima de 70 minutos para longas e máxima de 20 minutos para curtas; ineditismo regional para curtas brasileiros (sem exibição pública e comercial no Rio Grande do Sul) e ineditismo nacional para longas brasileiros e estrangeiros (sem exibição pública e comercial no Brasil). Podem se inscrever filmes do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal e República Dominicana.

 

A Escola no Cinema: Luz, Câmera, Educação! 

 

Com o objetivo de possibilitar que jovens de baixa renda tenham acesso ao cinema, a iniciativa oferece sessões gratuitas de filmes nacionais de gêneros variados para alunos da Rede Pública do Distrito Federal, do ensino infantil, fundamental, médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). São 6.030 vagas e, para participar, os professores e diretores devem se inscrever pelo site www.aescolanocinema.com.br/2020 até domingo (1º/5).

 

Nesta edição, podem se inscrever escolas públicas de Taguatinga, Ceilândia, Recanto das Emas, Santa Maria, Varjão, Cidade Estrutural, São Sebastião, Sobradinho I, Sobradinho II, Planaltina, Cruzeiro, Guará I, Guará II, Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Brazlândia, Gama, Samambaia, Itapoã, Paranoá, Jardim Botânico, Riacho Fundo I, Riacho Fundo II, Vicente Pires, Águas Claras/Areal e Plano Piloto. 15% das vagas são reservadas para escolas da área rural e escolas de ensino especial.

 

As escolas selecionadas deverão formar grupos de 90 alunos da mesma faixa etária. As salas contam com acessibilidade para cadeirantes e monitores para acompanhar espectadores com necessidades especiais.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags