Diversão e Arte

Inimigos, famosos e recados: as mensagens subliminares no clipe de Taylor

Tem cartaz escondido, celebridades, lembrança de esportistas e muito mais; entenda os easter eggs no clipe de 'The Man', de Taylor Swift

Correio Braziliense
postado em 28/02/2020 17:54

quatro imagens sobrepostas de cenas de um clipeTaylor Swift é uma das rainhas das referências a outros assuntos em clipes (os famosos “easter eggs”). A cantora já deu recado para inimizades, declarou amores, conversou com os fãs e muito mais em pequenos detalhes de seus vídeos — sem que a maioria dos telespectadores sequer notasse. No mais novo trabalho videográfico, a faixa The Man (lançado na quinta-feira 27), não foi diferente.

 

De forma referencial, Taylor fez um discurso e tanto. Chegou a hora de levar à luz os cinco principais easter eggs de The man. Veja se você também percebeu todos eles.

Posters no metrô

cena de um clipe com pessoas no metroUm dos maiores easter eggs do clipe está na cena do metrô. Enquanto se comporta como um verdadeiro folgado, o "homem" do clipe está à frente de dois cartazes, aparentemente sem grande importância.

O primeiro traz a mensagem "A mãe natureza não tem nenhuma chance", uma referência ao machismo — criticado ao longo de todo o clipe. Porém, o mais importante está no segundo pôster, que traz a frase "Bo$$ Scotch, lucre com os sentimentos". Essa é uma referência a Scott Borchetta, ex-dono da gravadora Big Machine. A empresa detém os direitos autorais dos cinco primeiros álbuns de Taylor e foi vendida, por US$ 300 milhões, a Scooter Braun, um dos maiores inimigos da artista.

A parede

homem de costas urinando em uma paredeA cena em que o "homem" faz xixi na parede é uma das mais icônicas do clipe e continua na crítica a Scooter e à Big Machine. Pichados na parede, estão os nomes dos cinco primeiros álbuns de Taylor e uma placa com os dizeres: "Perdidos. Caso encontrados devem ser entregues a Taylor Swift". No meio, a palavra "KARMA". E mais um detalhe: há também uma placa que aparentemente significa "Proibido patinetes", mas em inglês, a palavra referente a patinete é "scooter".

 

“Owned”

uma cena de créditos com duas imagens de dois rostosPor falar em direitos autorais das músicas, Taylor fez questão de deixar isso bem claro ao colocar nos créditos "Owned by Taylor Swift". Ou seja, a cantora é "dona" da faixa que estrelou, escreveu e dirigiu.

 

Serena Williams

homem jogando uma bolsa no chãoA cena do "homem" explodindo de raiva na quadra de tênis não é um grande segredo. Taylor faz uma defesa a Serena Williams, que foi duramente criticada por "demonstrar suas emoções" ao perder o US Open de 2018. A mesma crítica não costuma ser feita, pelo menos não de forma tão veemente, a tenistas homens. No clipe, o "homem" não só demonstra emoção, mas faz um verdadeiro escândalo.

“Mais sexy”

duas pessoas conversando em péO diálogo final pode até parecer estranho, mas, no fundo, é uma das maiores mágoas da cantora. No documentário sobre sua carreira (Miss Americana, da Netflix), Taylor comenta que já ouviu de poderosos homens da indústria que ela precisava ser "mais sexy" e "mais agradável”. É exatamente o que ela pede, ao incorporar o papel de diretora do clipe, ao "homem" protagonista.

 

Bônus

senhor gesticulandoVale citar também as participações do clipe, que traz os influencers Loren Gray, Jayden Bartels e Dominic Toliver e até o pai de Taylor, Scott Swift. 

 

 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • cena de um clipe com pessoas no metro
    cena de um clipe com pessoas no metro Foto: YouTube/Reprodução
  • uma cena de créditos com duas imagens de dois rostos
    uma cena de créditos com duas imagens de dois rostos Foto: YouTube/Reprodução
  • duas pessoas conversando em pé
    duas pessoas conversando em pé Foto: YouTube/Reprodução
  • homem jogando uma bolsa no chão
    homem jogando uma bolsa no chão Foto: YouTube/Reprodução
  • homem de costas urinando em uma parede
    homem de costas urinando em uma parede Foto: YouTube/Reprodução
  • senhor gesticulando
    senhor gesticulando Foto: YouTube/Reprodução

Tags