Diversão e Arte

Estreias de cinema: Bloodshot traz Vin Diesel de volta às telonas

A retomada de um dia a dia tranquilo é o ponto de partida para os protagonistas de três lançamentos impulsionados pelos talentos dos durões Vin Diesel e Dave Bautista, e do prestigiado Roman Polanski

Correio Braziliense
postado em 12/03/2020 08:15
Do soldado Ray Garrison para o personagem-título de Bloodshot: transformação abrupta para o astro Vin Diesel

Numa forma super-humana batizada de Bloodshot, o soldado que havia sido morto em combate e, anteriormente, atendia pelo nome de Ray Garrison, é o personagem do astro Vin Diesel, no longa-metragem Bloodshot. A superprodução, que chega às telas sob a direção de David S. F. Wilson, foi criada a partir de uma história em quadrinhos de 1992, assinada por Kevin VanHook e Yvel Guichet. Mas o filme focaliza uma fase de realinhamento das tramas em quadrinhos, realizada em 2012.

Na pele do soldado de elite, Vin Diesel interpreta, a princípio, um personagem que vive como propriedade da corporação RST. Dotada de tecnologia muito avançada, a RST idealiza ver Ray transformado em arma perfeita. Cura instantânea e força descomunal passam a estar associadas ao ex-soldado. Em missões perigosas, e repleto de confusão mental, uma vez que as próprias memórias dele estão sob domínio do exército, Bloodshot, inevitavelmente, arquitetará um plano de vingança, quando toda a farsa de sua existência vem à tona.

Saiba Mais

Recobrar o controle da vida é a trama que sustenta o longa que leva a assinatura, no roteiro, da dupla Jeff Wadlow (Kick Ass 2) e Eric Heisserer (do êxito da Netflix Caixa de pássaros). Entre os elementos que alinharam, está o de um amor passível de manipulação (dado que baratina ainda mais Bloodshot) e uma alta carga de traições que ele terá que enfrentar. Tudo vem embalado para satisfazer o contingente de 81 milhões de consumidores de quadrinhos vendidos pela Valiant Comics.

Produtor de sucessos anteriores de Vin Diesel, entre os quais Velozes e furiosos e xXx, Neal H. Moritz aponta o aspecto orgânico do novo super-herói retratado no cinema como diferencial para Diesel. “Muito do que torna Diesel um ator tão bom e um grande herói de ação está neste nível orgânico”, pontua, no material de divulgação. Entre outros nomes do elenco de Bloodshot, estão Eiza González (Alita: Anjo de combate), Toby Kebbell (Quarteto Fantástico) e Guy Pearce (Amnésia).


Risadas de peso

 
Dave Bautista e Chloe Coleman têm carisma à frente de 'Aprendiz de espiã'

Também alinhado ao espírito de aventura explorado no cinema, o astro Dave Bautista, de filmes como 007 contra Spectre e Guardiões da Galáxia, retorna aos cinemas. Pela inesperada capacidade de manipulação e pela aguda inteligência, a menina Sophie (papel da atriz Chloe Coleman) é uma das estrelas mais radiantes da comédia Aprendiz de espiã, conduzida por Peter Segal (Agente 86). Do outro lado da perspectiva, sem disposição inicial para o humor, o agente da CIA JJ se mostra um ser endurecido pela vida. Para interpretá-lo, foi escalado Dave Bautista.

Toda a escalada de piadas do filme desponta, dada uma premissa inusitada: destacado para vigiar de perto uma família, JJ é pego de surpresa, na formatação de uma dupla improvável. Sophie desbarata a operação de vigilância e o cerco a seus familiares que moram em apartamento. Pelo silêncio, vai obrigar JJ a entregar técnicas de espionagem e detalhes da vida de disfarces.
 

Drama e injustiça

 
'O oficial e o espião': mais um exemplar de cinema controverso de Polanski
 
Junto com a aproximação do século 20, o momento das celebrações se transformou num verdadeiro inferno para o personagem da vida real retratado no longa-metragem O oficial e o espião, mais recente e polêmico filme do cineasta Roman Polanski. Ressaltando a inocência, o militar Alfred Dreyfus (Louis Garrel) é saudado como escória, e sucumbe à pressão da hierarquia militar, quando passa a ser incriminado por facções do governo francês. Correspondências violadas e adulteradas e métodos rudimentares de espionagem estão em primeiro plano, no enredo em que um coronel chamado Georges Picquart (Jean Dujardin) toma as rédeas para confirmar a suposta inocência do rapaz que, no passado, havia sido seu aluno.

Muito do burburinho em torno do premiado filme de retratação pública de uma personalidade capaz de comover o escritor Émile Zola (André Marcon, na tela), que abraçou a causa dele em fins do século 19, enfrentando retaliação, se deve à controversa figura de Polanski, eternamente associado a um crime sexual em 1977, motivo pelo qual nem mesmo pode pisar os pés nos Estados Unidos, sob pena de prisão imediata.

Banido da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (entidade que havia premiado seu longa antibélico O pianista), Polanski segue criando filmes que apontam para ambiguidade e desafiam conceitos estabelecidos, casos de Baseado em fatos reais, Deus da carnificina e de O escritor fantasma, baseado em obra de Robert Harris, coautor do roteiro de O oficial e o espião. Segredo de Estado, ataques à dignidade, preconceitos a homossexualidade e escalada de intolerância balizam a trama do novo filme. 
 

Lançamentos 

 
Disforia 
• De Lucas Cassales. Com Isabela Lima e Vinícius Ferreira. Psicólogo se vê desafiado com o caso de uma menina com quê manipulador.

Doce entardecer na Toscana 
• De Jacek Borcuch. Com Krystyna Janda e Kasia Smutniak. Premiada escritora polonesa mora na Toscana, vive um intenso romance secreto e se vê penalizada pela crescente discriminação a estrangeiros.

Liberté 
• De Albert Serra. Com Helmut Berger e Marc Susini. Ás vésperas da Revolução Francesa, a Alemanha serve de refúgio para nobres franceses amedrontados pela efervescência política do período.

A maldição do espelho 
• De Aleksandr Domogarov Jr. Com Angelina Strechina e Tatyana Kuznetsova. Alunos de internato despertam, de modo inesperado, o fantasma da Rainha de Espadas.

Mulher
• De Yann Arthus-Bertrand e Anastasia Mikova. Temas variados e problemáticas femininas despontam no documentário detido em peculiaridades de mulheres moradoras de 50 países.

Nóis por nóis 
• De Aly Muritiba e Jandir Santin. Com Ma Ry e Maicon Douglas. Uma escalada de violência modifica o destino de quarteto de jovens formados num país em desarmonia com suas aspirações.

Solteira quase surtando 
• De Caco Souza. Com Mina Nercessian e Leandro Lima. Mulher em permanente stress pela natureza de seu trabalho tenta sanar o que vê como enorme problema: quer o parceiro ideal, a fim de gerar um filho.

Terremoto 
• De John Andreas Andersen. Com Kristoffer Joner. População da Noruega vive em permanente medo, ao perceber novos tremores, numa área já abalada por terremoto do passado. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Dave Bautista e Chloe Coleman
    Dave Bautista e Chloe Coleman Foto: Diamond/Divulgacao
  • Cena de 'O oficial e o espião'
    Cena de 'O oficial e o espião' Foto: California Filmes/Divulgacao

Tags