Diversão e Arte

Fotógrafo retrata população que vive nas ruas de grandes metrópoles

Mauro Sampaio mostra como parte da população vive em condições precárias nas ruas de centros como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e Brasília

Correio Braziliense
postado em 14/03/2020 06:05
A Rodoviária de Brasília é um dos locais retratados pelo autor do livro

Partindo das situações de abandono e da miséria no país, Mauro Sampaio desenvolveu um livro de fotografias, no qual mostra como boa parte da população vive em condições precárias nas ruas de grandes metrópoles como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e Brasília.

“Sou um jornalista que reencontrou a fotografia como mensagem. Abandono traz uma narrativa fotográfica intensa sobre a dolorosa realidade de pessoas em situação de rua. São imagens com o propósito de trazer para o primeiro plano um drama social que não pode ser invisibilizado”, explica Mauro, em entrevista ao Correio.

Ao lado das imagens, o autor desenvolveu a obra com informações acerca do assunto e abordagens políticas e sociais. O triste processo para se tornar um morador de rua é destrinchado dentro do atual cenário brasileiro. “É importante que o leitor tenha dados e análises sobre as causas que levam centenas de pessoas a ‘entrar’ na rua, ou seja, a viver na rua. Tornar-se morador de rua é um processo. Viver na rua é outro processo. Isso tem relação direta com a injusta social e desigualdade de renda. A distância entre a pobreza ea  miséria extrema encurtou. Mais e mais brasileiros se tornam vulneráveis. Perder o emprego, usar drogas e romper laços familiares levam às ruas principalmente pessoas pobres. Elas perdem vínculos, são abandonadas e se abandonam.”

Tendo Brasília como um dos pontos centrais do livro, Mauro se debruça sobre a questão da proximidade existente entre a sociedade e os Três Poderes na capital do país. No mesmo ambiente em que se tomam as decisões mais importantes para o rumo da nação, também se encontra boa parte da população de rua da cidade.

Situação


“Brasília é a capital administrativa do país, capital dos Poderes da República. Bem próximo desse centro de decisões políticas há uma população em situação de rua, abandonada. A Constituição de 1988 tem como objetivo erradicar a pobreza, a marginalização, reduzir sociais e regionais; e promover o bem de todos. O crescimento da população em situação de rua em Brasília avisa: a Constituição Cidadã precisa entrar em vigor  urgentemente”, ressalta o autor.

Mesmo após materializar os pensamentos em um produto palpável como uma obra literária fotográfica, Mauro não enxerga avanços para diminuir a situação de abandono e da desigualdade no Brasil. O livro produzido, por exemplo, liga diretamente a miséria dos abandonados na rua com a miséria da sociedade. “Iniciei a caminhada pelas ruas em 2017. Os pobres estão mais pobres, a desigualdade social está nas calçadas, praças e viadutos das cidades. Gostaria de fotografar um país sem abandonados. Terei que aguardar, infelizmente.”

*Estagiário sob a supervisão de José Carlos Vieira


Mauro Sampaio mostra como parte da população vive em condições precárias nas ruas de centros como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e Brasília

Abandono
De Mauro Sampaio. Livro comercializado por R$ 50, diretamente com o autor pelo número (61) 98161-9830 ou pelo Instagram @mauroasampaio_fotografia.
 
 
 
 
 
 
 
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags