Diversão e Arte

Projeto Eu, você e o samba reúne nomes como Zeca Pagodinho e Péricles

Discos registram o encontro de representantes de velha e da nova guarda do samba. Lançamento será ao fim do mês

Correio Braziliense
postado em 17/03/2020 06:46

Zeca Pagodinho é um dos integrantes do projeto Eu, você e o samba, que gravou CD e DVD

 

“Quem não gosta de samba, bom sujeito não é/ É ruim da cabeça, ou doente do pé”, cantava Dorival Caymmy

“Samba, agoniza mas não morre/ Alguém sempre te socorre/ Antes do suspiro derradeiro”, constatou Nelson Sargento.

Hoje em dia, há quem prefira outros estilos musicais, mas o samba se mantém vivíssimo e apreciado por um número expressivo de pessoas. O reforço para que isso permaneça vem de projetos como Eu, você e o samba, protagonizado por importantes intérpretes do gênero como Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Dudu Nobre, Xande de Pilares, Péricles, Pretinho da Serrinha, Teresa Cristina e Maria Rita.

 

Saiba Mais

 

 

Gravado ao vivo, na casa de shows carioca Vivo Rio, o CD e o DVD registram o encontro de representantes de velha e da nova guarda, além de artistas de outros segmentos. “Neste projeto tivemos grandes artistas juntos no mesmo palco trocando experiências e emoções, buscando um novo formato, mas sempre mantendo a ideia de mistura, de abertura de fronteiras”, destaca Túlio Feliciano, responsável pelo roteiro.

 

Com o propósito de mostrar que o samba é amplo e irrestrito, além de contar com nomes consagrados do samba, o projeto abriu espaço para artistas menos conhecidos ligados ao gênero, entre os quais Tunico (filho de Martinho da Vila), Adriano Ribeiroe Ana Clara, além dos rappers Delacruz e Rappin Hood.

 

Com direção artística de Liber Gadelha, regência e arranjos e realejo de Rildo Hora, Eu, você e o samba contou ainda na produção com Julinho Teixeira (arranjos, teclado e acordeon), Karla Sabah (cinema, vídeo, direção-geral, gravação e finalização), Genilson Barbosa (arregimentação e assistente de produção). 

 

Painel representativo

 

O roteiro é um painel representativo da história do samba. Há desde Pelo telefone (Donga e Mauro Almeida) —historicamente, o primeiro samba gravado — interpretado por Martinho da Vila e o filho Tunico, a Deixa a vida me levar (Serginho Meriti e Eri do Cais), um dos maiores sucessos de Zeca Pagodinho, gravado por Delacruz. Chamam a atenção clássicos da importância de A flor e o espinho (Nelson Cavaquinho, Guilherme de Brito e Alcides Caminha), As rosas não falam (Cartola), Alguém me avisou (Dona Ivone Lara), Saudosa Maloca (Adoniran Barbosa), Sorriso negro (Adilson Barbado, Jair e Jorge da Portela) e Coração leviano (Monarco e Ratinho).

 

Aos clássicos se juntam sambas que se tornaram marcantes, entre os quais Malandro (Jorge Aragão e Jotabê), Ex amor (Martinho da Vila), Testamento de partideiro (Candeia) e Só pra contrariar (Almir Guineto, Arlindo Cruz e Sombrinha). Amizade (Djalma Falcão, Bicudo e Cleber Augusto), a faixa de abertura, e O show tem que continuar (Arlindo Cruz, Sombrinha e Luiz Carlos da Vila), ouvida no encerramento, juntaram as vozes dos participantes. “Nessas duas faixas tivemos uma mostragem rica: num grande abraço todos confraternizam” celebra Feliciano.

 

“Eu você e o samba é para mim mais uma página do livro da minha vida na música, uma página superimportante”, diz Xande de Pilares. “Tenho ainda muito o que caminhar, mas considero a participação neste projeto como um e reconhecimento, sinal de que o meu trabalho está sendo observado”, complementa o sambista, intérprete de Sorriso aberto (Guará) e Vai vadiar (Monarco e Alcino Correa). 

 

Teresa Cristina, salienta que gravar Senhora tentação (Joaquim Ilarindo e Silas de Oliveira) e Lucidez (Cleber Augusto e Jorge Aragão), lhe deu muita alegria. “São sambas de compositores por quem tenho grande admiração”. Ela ressalta também o fato de ter participado desse projeto ao lado de Zeca Pagodinho, Xande e Pilares e Péricles, que tem como referências no samba. “Essa troca só acrescenta”, complementa. 

 

Eu, você e o Samba

Disponível nas plataformas digitais, será lançado no formato físico pela LGK Music e distribuído pela Sony Music no final deste mês. O kit com o DVD (24 faixas) e o CD (17 faixas) custará R$ 49,90. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags