Diversão e Arte

Filmes eram 'premonição' desses tempos sombrios

Em tempos de coronavírus, o cinema mostra como ameaças à vida humana foram retratadas. As abordagens vão da paixão ao terror e ao inimigo alienígena

Correio Braziliense
postado em 23/03/2020 09:14
Morte em Veneza
Dificilmente alguém foge da realidade em tempos de pandemia – ainda mais com as redes sociais despejando milhões de informações, algumas úteis, outras mentirosas, a televisão falando sobre o novo coronavírus (COVID-19) vinte e quatro horas do dia, e o assunto à mesa não ser outro além do avassalador drama mundial. Mas nestes dias em que a maioria está de quarentena em casa, há muitos livros e filmes que ajudam a passar o tempo e a entender melhor as tenebrosas ameaças globais

Um dos melhores e mais sublimes nessa lista é Morte em Veneza, de 1971, dirigido por Luchino Visconti (1906-1976), italiano de Milão. Parece até premonição, no momento em que a Itália aparece como o país europeu mais atingido pela doença, com milhares de mortes, em números que já superaram os da China, país de origem do vírus.

Mas vamos ao filme, que tem o Adagietto da Sinfonia número 5, de Gustav Mahler, como candente fio condutor. Com a direção magistral do milanês Visconti e interpretações soberbas de Dirk Bogarde e Silvana Mangano, a história é baseada no livro homônimo do alemão Thomas Mann (1875-1955), o mesmo de A montanha mágica.

Na pele do compositor Gustave Aschenbach, Dirk Bogarde inspira paixão e transpira compaixão no choque entre arte e inocência, idade e juventude, corpo e alma. No início do século passado, Aschenback viaja para Veneza e se hospeda num suntuoso hotel à beira-mar, fugindo de crises pessoal e artística. Tudo ia aparentemente calmo, no coração e na paisagem, até ele pôr os olhos no adolescente Tadzio (Björn Andresen).

Os olhares, os desencontros e a atração do compositor pelo jovem louro são cenas dignas de um mestre do cinema. Não há toques, como pedem os tempos atuais. E naqueles tempos imperavam a vigilância da mamma e do séquito de empregados. Entre o senhor e o efebo há nada menos do que o cólera dominando o cenário veneziano. E aí mora o perigo.

EXTREMOS 

O cinema é pródigo em criar atmosferas apocalípticas, anunciando o fim dos tempos e trazendo para as telas vírus mortíferos. Norte-americanos e japoneses são mestres em dar sustos, vestir atores com macacões brancos e cobrir-lhes o rosto com potentes anteparos de vidro.

Fim dos tempos

Mas há aqueles em que trazem “a morte” de um jeito tão discreto que nem contagia (sem trocadilho, por favor) a plateia. Foi o caso de Fim dos tempos, de 2008, de M. Night Shyamalan. Vale dizer que ele dirigiu O sexto sentido, de 1999, o arrasa-quarteirão com Bruce Willis, e depois não emplacou mais nenhum sucesso de crítica – de público, até vá lá...

Na trama, que tem Mark Wahlberg como protagonista, ocorrem mortes em várias cidades dos Estados Unidos, que coincidem em dois pontos: desafiam a razão e chocam pelo inusitado. Sem saber o que está ocorrendo, o professor Elliot Moore (Wahlberg) quer encontrar um meio de escapar do misterioso fenômeno. Ele e a mulher (Zooey Deschanel) decidem partir para as fazendas da Pensilvania com Julian (John Leguizamo), um professor amigo de Elliot, e Jess (Ashlyn Sanchez), a filha dele, de 8 anos. Lá, eles acreditam que estarão a salvo. Talvez na época o filme não tenha tido o sucesso esperado, mas hoje faz algum sentido.

A BOLHA 

Neste filme de terror em que 2020 se converteu e parece não se cansar de exibir, com chuvas torrenciais e contínuas, cerveja contaminada e coronavírus instaurando o pânico, há espaço para uma fita de 1958, A bolha assassina, que, três décadas depois, ganhou remake em Hollywood. É sinistro, mas toca o terror.

Em resumo, um homem encontra uma bolha gelatinosa vinda do espaço. Logo, ela gruda em seu corpo e o devora. Uma amostra, então, é levada ao médico, que não consegue identificar sua formação. Insaciável, ela necessita cada vez mais de nutrientes, atacando o que tem pela frente.

Até aí, tudo bem, não fosse por um detalhe: dizem que o filme foi baseado em fatos ocorridos no início dos anos 1950. Então... quem assistir verá. Ou será “quem viver verá”?

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags