Diversão e Arte

Fernanda Abreu lança samba-funk em homenagem a Jorge Ben Jor

'Do Ben', parceria com Pedro Luís e Grooveria, é cheio de referências visuais, líricas e sonoras

Correio Braziliense
postado em 24/03/2020 10:43
A capa do single remete diretamente à arte tropicalista do álbum de 1969, homônimo, de Jorge Ben
A cantora Fernanda Abreu se antecipou ao aniversário de Jorge Ben Jor, domingo passado (22/3), e lançou um presente para o ídolo na sexta-feira anterior (20/3): o single Do Ben, disponível em diversas plataformas de streaming.

Com sonoridade samba-funk típica do homenageado, a música traz citações sonoras (samplers de músicas do cantor, com a voz dele), líricas (trechos que remetem a frases destas músicas, em versos como “Teteteretê/Abram alas, o alquimista chegou), e visuais: a capa do single, idealizada por Fernanda e o fotógrafo Murilo Alvesso, remete à do álbum Jorge Ben, de 1969, com grandes sucessos do cantor.

Capa do álbum Jorge Ben (1969)

A letra foi composta em parceria com Pedro Luís, que trabalha com Fernanda há muitos anos e, como ela, é grande fã de Ben. A produção conta com Tuto Ferraz e o coletivo Grooveria, que assina o single junto à cantora.

Saiba Mais

“Desde que me entendo por gente, ouço Jorge Ben Jor. Como a música sempre entrou no meu corpo e na minha alma dançantes pela veia do suingue e do balanço, Jorge é mestre! É rei!”, contextualiza a cantora, em nota enviada à imprensa.  



“Em tempos de vulgarização e apropriação indébita da expressão ‘ser do bem’, há que se recorrer à minha Tijuca de infância, onde ser do Ben era pertencer à obra do Jorge, do Ben, do Ben Jor! Aquele que a cegonha deixou em Madureira, mas que para orgulho dos tijucanos e sorte da música do mundo, forjou sua carreira nas histórias com seus pares no bairro que inaugura o perímetro da zona norte carioca”, explica Pedro Luís.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags