Diversão e Arte

Confira os novos clipes de Mandalla's Band, Mofo e Arandu Arakuaa

Blues estradeiro, metal em tupi e thrash metal são os ritmos dos novos trabalhos

Correio Braziliense
postado em 25/03/2020 09:59
O clipe 'I Arrived', country blues da Mandalla's Band', leva o clima western à Chapada dos Veadeiros
Mesmo com o vírus à solta e a maioria das pessoas confinadas, alguns artistas do DF lançaram videoclipes, que já estavam prontos ou em pós-produção antes do período de quarentena. Nesta terça-feira (24/3), a bandas Mandalla’s Band, de blues, e Mofo, de thrash metal, lançaram videoclipes relativos a singles, que antecipam álbuns.

Com pegada country e clima de roadie movie, o clipe da balada estradeira I arrived, da Mandalla’s Band, mostra o grupo caminhando com instrumentos nas mãos por uma rodovia cercada de colinas, tocando em cenários rústicos ou em volta de uma fogueira. Alguns cenários e objetos têm um ar steampunk (mistura de faroeste com ficção científica), a começar pela cigar box da cantora e compositora Thaise Mandalla – uma guitarra feita de uma caixa de charutos metálica. As cenas foram gravadas na Chapada dos Veadeiros, sobretudo no Bar Raizama, cujo emblemático cenário country e rock ambienta algumas passagens.



A canção surgiu quando Thaise Mandalla ficou sabendo que o cantor João Bosco usava uma certa afinação para tocar blues. A dica foi passada diretamente para o músico e técnico de som Frango Kaos, com quem Thaise toca bateria na banda Nuggetz. “Gostei tanto dessa técnica de afinação, aberta em sol (open G), usando slide, que duas músicas saíram numa vez só em uma madrugada ociosa. A música fala de forma lúdica da minha trajetória musical”, explica.

Lançada pela primeira vez em um EP ao vivo no Clube do Choro, a música foi regravada e lançada como single. O clipe deveria ter saído em novembro, mas ficou pronto há duas semanas, e a banda não quis adiar mais o lançamento. “O cenário triste e sombrio não nos fez parar, porque é nesse momento que as pessoas estão precisando de entretenimento, ver coisas leves, bonitas, alegres. A arte aproxima”, reflete. Até o fim do ano, a banda lançará um álbum com nove faixas, divididas em dois EPs.

Metal

A banda de thrash metal Mofo também lançará um álbum com nove músicas e uma intro na próxima semana – Sick and insane, segundo completo da banda. Nesta terça-feira, surpreendendo os fãs, um lyric vídeo para a sétima faixa do disco foi lançado nas redes sociais da banda. A música fala sobre alienação e relações exploratórias de trabalho, e o vídeo foi produzido pelo baterista da banda João Paulo Mancha. “Neste vídeo eu ‘me inauguro’ na produção de lyric vídeo – a arte de dar vida em forma de vídeo, compatibilizando música, animações e letras”, explica o músico.



O multitarefa Mancha também é responsável pelas baquetas da banda Arandu Arakuaa, que se destaca pelas referências à cultura dos povos indígenas e por cantar letras nos idiomas tupi guarani, xavante e xerente. Em 11 de março, a banda lançou Waptokwa Zawré (Grande Espírito, em xerente), o primeiro de cinco singles e clipes que serão lançados até o fim do ano e “encapsulados” em um EP. “A gente fala sobre o grande espírito que está na natureza, que nos rodeia e nos conecta com ela, e está em tudo: nas árvores, na folha, na pedra. É uma música bem tribal e espiritualizada", esclarece Mancha.



*Estagiário sob a supervisão de Adriana Izel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags