Diversão e Arte

Romance 'Feliz ano velho' ganhará série com roupagem atual

Livro autobiográfico narra a adaptação do autor, ainda jovem, a uma nova vida em uma cadeira de rodas

Correio Braziliense
postado em 26/03/2020 17:00
Marcelo Rubens Paiva trabalhará na adaptação do romance 'Feliz ano velho' (1982), para o formato de série
O romance Feliz ano velho, sucesso dos anos 1980 escrito por Marcelo Rubens Paiva, será transformado em série pelas produtoras Diane Maia e Joana Mariani, que adquiriram os direitos da obra há cerca de quatro anos.

Lançado em 1982, o romance autobiográfico narra os dramas e as situações do autor que, aos 20 anos sofreu um acidente que o deixou paraplégico após mergulhar em um lago às margens da Rodovia dos Bandeirantes, em São Paulo. O livro foi escrito pouco tempo depois desta experiência e marcou toda uma geração.

Diane e Mariani, que também foram influenciadas pelo livro, tiveram a ideia de transformar o conteúdo em série para que as novas gerações, num contexto de popularização dos seriados, também possam ser marcadas pela história. Para isso, serão feitas algumas adaptações para trazer a história para a atualidade, tudo com o aval do autor do livro, que também está trabalhando na adaptação.

Inserindo-se na dinâmica própria dos seriados, o novo roteiro se aprofundará mais nas tramas dos personagens secundários, como as amigas de Marcelo, e não se focará apenas na perspectiva do escritor-narrador, como acontece no livro. Elementos primordiais serão mantidos, como o assassinato do pai de Marcelo, o político Rubens Paiva pela ditadura militar, quando o escritor ainda era criança

As produtoras afirmam que o contexto da ditadura será mantido na obra, mas ainda não revelaram como o tema será contextualizado nos dias atuais. A produção, via Mar Filmes, deve começar ainda em 2020, mas ainda está em fase de desenvolvimento e negociações com as distribuidoras.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags