Diversão e Arte

'O livro de Líbero', de Setubal, mergulha em universo de questionamentos

'Acho que esse livro, claramente, por trás dele tem uma mensagem muito minha de uma paixão pelos livros e pela leitura', avalia o autor

Correio Braziliense
postado em 01/04/2020 06:00
Alfredo Nugent Setubal é autor de O livro de Líbero
Líbero é um menino esperto, filho do dono do jornal de Pausado, que enxerga nos livros um mundo paralelo pelo qual é possível viajar ao infinito. Quando o circo chega à cidade, ele se vê num dilema: deve ou não mergulhar na leitura do livro mágico que descreve sua própria vida? A mistura de fantasia e poesia em O livro de Líbero, primeiro romance de Alfredo Nugent Setubal, responde por boa parte do encantamento provocado pela narrativa.

Alfredo reconhece que o livro é um romance de formação. Afinal, é dividido em duas partes, sendo que, na primeira, Líbero menino precisa escolher os rumos da própria e vida e, na segunda, ele está adulto e se questiona sobre as escolhas. Mas o romance é, também, um convite para leitores de todas as idades a mergulharem em um universo de profundos questionamentos filosóficos e existenciais.

O livro da vida que se apresenta a Líbero é a maior metáfora do romance e a mais importante. Em torno dela giram todas as outras. “Acho que esse livro, claramente, por trás dele tem uma mensagem muito minha de uma paixão pelos livros e pela leitura, de acreditar que os livros são uma alternativa de redenção, de se encontrar no mundo”, explica o autor, que escolheu como epígrafe para a segunda parte uma frase do italiano Alessandro Baricco. “Ele fala algo no sentido de que os livros são a possibilidade de você poder ser outra pessoa. Por trás de toda a história desse livro tem essa mensagem de uma pessoa que, recusando o livro da própria vida, encontra a salvação na possibilidade de encontrar personalidade, uma segunda chance por meio dos livros que lê.”

Na quarentena 


“A gente não pode fechar os olhos para o que está acontecendo, mas enxergo no livro uma maneira de respiro, de um certo porto seguro para momentos de ansiedade, momentos difíceis. Até por uma questão de saúde mental, a gente está sendo massacrado todo dia por notícias da epidemia. Não deixo de ler (as notícias), mas tenho reservado algumas horas para me obrigar a sair um pouco disso para respirar por meio de outras histórias. Às vezes, o escapismo é necessário para manter nossa cabeça sã”, diz Alfredo Nugent Setubal. 

O livro de Líbero
De Alfredo Nugent Setubal. 
Intrínseca, 256 páginas. R$ 49,90 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags