Diversão e Arte

Projeto No Seu Quadrado contará com premiações para produtores culturais

A iniciativa on-line surge com a intenção de fomentar a área cultural brasiliense

Correio Braziliense
postado em 03/04/2020 17:28
A iniciativa é do deputado Fábio Felix
A pandemia do novo coronavírus impactou a área cultural de Brasília. As produções artísticas se limitam às redes sociais, com lives e produtos on-line, visto que o descreto governamental impede que sejam realizados shows, festivais, exposições e espetáculos na capital. Com o objetivo de fomentar a área cultural e possibilitar que os artistas tenham acesso a algum recurso financeiro, surge o projeto No Seu Quadrado.

Iniciativa do deputado distrital Fábio Felix (PSOL), o projeto é executado com recursos de emenda parlamentar e participação da Secretaria de Cultura do DF. “A cultura já tem sofrido diversos ataques no último ano, com cancelamento de editais, redução drástica de recursos e até censura. Com a nova crise, todas as pessoas trabalham na área estão sofrendo muito. Decidimos, então, aliar tecnologia e necessidade de reaquecer o setor. Acreditamos que, neste momento, o projeto será um alívio para artistas e produtores, mas também para o público que consumirá cultura local sem sair de casa e também poderá se qualificar com os cursos promovidos”, salienta Fábio Felix. 

O projeto contará com duas modalidades: as apresentações artísticas que consistem em lives com conteúdo artístico autoral de no mínimo 30 minutos, gravadas nas redes sociais do artista e as atividades formativas são lives, de no mínimo 60 minutos, com conteúdo técnico e instrucional sobre áreas técnicas da cultura e economia criativa. Com R$ 250 mil disponíveis para a iniciativa, as inscrições estão abertas até 6 de abril. O resultado sai em 13 de abril e as apresentações artísticas e formativas serão realizadas até 27 de abril. 

Saiba Mais

O edital foi lançado no site do parlamentar e contará com premiações distribuídas nas seguintes áreas: teatro, poesia, artes plásticas, performance, música, dança e fotografia.Também serão selecionados cursos de roteiro, cenografia, figurino, iluminação, sonorização, rodagem, VJ e DJ, produção, artesanato, gastronomia e design. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags