Diversão e Arte

Instituições de ópera e teatros italianos realizam temporada por streaming

Confira a programação dos principais espetáculos sediados em cidades da Itália

Correio Braziliense
postado em 06/04/2020 16:00
Confira a programação dos principais espetáculos sediados em cidades da Itália
A Itália, um dos países mais afetados com a epidemia do novo coronavírus, está em isolamento social como o Brasil. Por lá, iniciativas culturais a distância também são aplicadas. Grande exemplo disso é o novo modo de vivenciar os espetáculos de ópera e de teatro, que passam a ser transmitidos por streaming para o público assistir dentro de casa. 

Teatros de várias localidades do país europeu entraram em uma temporada por streaming, com a intenção de disponibilizar cultura para a população, sem contato pessoal, com concertos, ópera, prosa e balés. No site do Ministério do Patrimônio e Atividades Culturais e Turismo italiano está disponível uma lista com os programas virtuais. Um pequeno guia também foi disponibilizado para orientar o público. 

Roma: Teatro dell´Opera, Teatro Eliseo e Accademia de Santa Cecilia

O Teatro dell´Opera di Roma propõe em seu site oficial, na seção teatro digital, alguns dos espetáculos mais interessantes realizados nos últimos anos. Entre eles, grandes clássicos da ópera lirica, como Tosca, de Giacomo Puccini, e Madama Butterfly, e balé, como Dom Quixote, na reinterpretação assinada por Laurent Hilaire. 

Saiba Mais

Também na capital, o Teatro Eliseo, um dos principais teatros de prosa, publica em streaming em seu site e no Facebook os vídeos completos dos espetáculos produzidos. Entre eles, O discurso do rei de David Seidler e Um tigre de bengala no zoológico de Bagdá.

No que diz respeito aos concertos, a Accademia Santa Cecilia transmite três concertos diferentes, no site e em seus perfis sociais, toda quinta-feira às 19h30, toda sexta-feira às 20h30 e todo sábado às 18h. Os concertos são substituídos a cada semana.

Milão: La Scala, il Piccolo Teatro e l´Elfo

O Teatro alla Scala em Milão, graças a um acordo com a Rai, transmitirá 30 concertos no canal Rai5 e no portal web RaiPlay.Todos os dias e durante um mês, até 21 de abril, será apresentado um concerto ou uma ópera. Confira a programação.

O Piccolo Teatro, por meio dos canais sociais do teatro (Facebook, Instagram e Twitter), compartilha mais de 40 vídeos de concertos, entrevistas com os artistas e insights sobre as produções mais importantes. 

O Teatro Elfo publica, na plataforma Vimeo, três títulos por semana (às quinta-feiras), focando inicialmente em textos clássicos, começando com Shakespeare, para passar aos monólogos dedicados a grandes poetas e escritores interpretados por atores do teatro.

Nápoles: Teatro San Carlo

Entre os primeiros teatros italianos a levar o palco para dentro das casas, o Teatro San Carlo de Nápoles disponibilizou on-line alguns dos shows das temporadas passadas. Um compromisso fixo, todos os dias às 20h, acessível pelas redes sociais do teatro.

Veneza: Teatro La Fenice 

Em Veneza, o teatro La Fenice oferece vídeos completos de obras líricas encenadas em seu palco em seu canal no YouTube.

Também em Veneza, o Teatro Stabile del Veneto oferece peças on-line para todas as idades e vídeos completos de grandes clássicos da prosa até contos de fadas. Confira a programação.

Turim: Teatro Regio 

Teatro Regio em Turim apresenta todos os dias, às 18h, um palco virtual para os fãs assistirem os ensaios gerais de produções para as temporadas atual e passada.

De Palermo a Catania 

Na Sicília, o Teatro Massimo de Palermo possui uma web TV com uma programação ininterrupta de obras, concertos e shows. Todos os dias, uma iniciativa diferente é proposta no site.

Também em Palermo, vale a pena mencionar a iniciativa do Teatro Biondo, que oferece um programa de arte e entretenimento para jovens e idosos no canal do YouTube.

Em Catania, o Teatro Bellini inaugurou um ciclo com uma coleção de obras, balés e concertos que serão transmitidos ao vivo, no site, às 18h30.

Gênova: Teatro Carlo Felice

Teatro Carlo Felice de Gênova oferece concertos, óperas e balés todas as noites no streaming, a partir das 20h.

Florença: Teatro del Maggio Fiorentino

Teatro del Maggio Musicale Fiorentino transmite em streaming algumas das performances de maior sucesso das temporadas passadas. Basta conectar-se à página do Facebook nos dias e horários indicados. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags