Diversão e Arte

Banda 5 Seconds of Summer mostra maturidade no álbum 'C A L M'

'Estamos mais confiantes como artistas', avalia vocalista do 5 Seconds of Summer em entrevista ao Correio

Correio Braziliense
postado em 08/04/2020 04:15
5 Seconds of Summer mistura influências da música e mensagens mais profundas
Os australianos Calum Hood, Ashton Irwin, Luke Hemmings e Michael Clifford, que formam a banda 5 Seconds of Summer, estouraram em 2011 na internet com covers de artistas como Chris Brown e Justin Bieber. O sucesso mundial veio em 2014 com o lançamento da faixa She looks so perfect. Desde então, o quarteto reúne fãs pelo globo, inclusive no Brasil, que apreciam a maneira pop de fazer rock dos artistas que, ao longo dos anos, amadureceu. Esse crescimento da banda está claro no quarto trabalho da carreira, disco C A L M, lançado em março deste ano em meio à pandemia de coronavírus e que leva a inicial de cada um dos integrantes.

Formado por 12 músicas, o disco tem composições que foram feitas pelo quarteto, em sua maioria, em duplas. “Costumamos escrever em duplas e sempre mudamos quem está escrevendo com quem. Muitas das músicas foram escritas como banda mesmo, depois vamos levando a parte mais melódica. Neste disco, Luke é o maior responsável pelas letras. Ele é um ótimo compositor e tem muito crédito na parte criativa”, explica Calum Hood em entrevista ao Correio.
 

Saiba Mais

 
 
Sobre as mensagens, o grupo buscou temas positivos e mais profundos do que em trabalhos anteriores. “Individualidade, confiança, liberdade, como é estar na própria pele são algumas das mensagens desse disco”, revela o vocalista, que também toca baixo na banda. “Acho que muita coisa mudou (nos quase 10 anos de carreira). Estamos mais confiantes como artistas. As expectativas do que estamos procurando mudaram também. Tudo que fazemos é para os fãs”, completa.

Setlist


O disco abre com Red desert, canção que começa à capella — recurso usado também em Wildflower — e depois emenda uma batida dançante. “Nos sentimos inspirados pela inclusão de diferentes sonoridades”, revela. Esse lado bastante pop também está em faixas como Easier, Teeth e Thin white lies. O flerte com ritmos como R&B aparece em canções como Not in the same way e Old me, música que mais representa os artistas do quarteto por tratar de temas pessoais. “Essa música é uma das minhas favoritas também. É uma oportunidade que tivemos de mostrar para as pessoas quem nos tornamos”, define Hood.

O processo de produção de C A L M começou no ano passado. Até por isso, algumas faixas do álbum já eram conhecidas do público. Easier foi o primeiro single do disco e figurou no top 100 da Billboard e do Spotify. Em agosto de 2019, lançaram Teeth, que integrou a trilha sonora de 13 reasons why, da Netflix. Em 2020, começaram lançando No shame e depois divulgaram Old me. “O motivo é que os fãs sempre querem coisas novas, por isso lançamos antes. E também para que as pessoas entendessem o álbum antes de ser lançado”, afirma o cantor.

Os primeiros singles ganharam clipes. Já os demais terão que esperar. O motivo é o período de isolamento social por conta da Covid-19. “Estávamos filmando algumas coisas. Mas não podemos filmar agora, porque é preciso estar alerta a toda essa situação. Precisamos ter cuidado. Mas esperamos lançar novos clipes sim, em breve”, diz.

C A L M
De 5 Seconds of Summer. Universal Music, 12 faixas. Disponível nas plataformas digitais.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags