Diante da falta de equipamentos de proteção individual (EPIs) e da situação precária de trabalho de boa parte dos profissioanis de saúde do Brasil, o escritor Ricardo Lísias decidiu criar uma ação para tentar ajudar. Ele está trocando pareceres literários por material de proteção a médicos e doações.
A ideia é que a pessoa faça uma doação para uma instituição médica perto de onde mora e, em troca, o autor de Os suicidas e Divórcio vai ler textos de até 20 páginas e emitir sobre eles um parecer técnico. “Decidi fazer para colaborar no esforço, pois a situação dos médicos é complicada”, explica o escritor que, até o início da tarde de sexta (10/4), poucas horas depois de publicar a ação, já havia recebido duas doações.
Lísias vai trocar os pareceres apenas por textos em prosa e a avaliação deve ser combinada com ele pelo mail rlisias@yahoo.com.br. O escritor fez a mesma propostas para escolas. "Caso colégios se interessem, posso fazer oficinas literárias (on-line obviamente) com alunos em troca de doação de material de proteção a médicos. Esse material pode ser fabricado, inclusive, em impressoras 3D”, avisa. Os locais de doação estão no site www.redeepi.ong.br .
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.