Diversão e Arte

Há 50 anos, Paul McCartney anunciava saída dos Beatles e fim da banda

No icônico dia do anúncio do fim do grupo, Ecad libera pesquisa sobre canções mais tocadas. Na televisão, programação especial marca a data

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 10/04/2020 18:14
No icônico dia do anúncio do fim do grupo, Ecad libera pesquisa sobre canções mais tocadas. Na televisão, programação especial marca a data
Em 10 de abril de 1970, Paul McCartney revelou publicamente a sua saída dos Beatles. O anúncio se tornou na oficialização do fim do quarteto de Liverpool. Uma semana depois, Paul lançou o primeiro álbum solo. E os demais, John Lennon, Ringo Starr e George Harrison, passaram a se dedicar também aos projetos pessoais.

A data ficou marcada na história da banda, que, só conseguiu lançar o disco Let it be, o 13; e último, um mês após o anúncio do fim: em 8 de maio de 1970. No dia em que se completam 50 anos do fato histórico, diversas homenagens ocorrem para o grupo.

O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fez um levantamento especial com as músicas mais tocadas dos Beatles nos últimos cinco anos. O sucesso absoluto do quarteto é Come together, seguida por A hard day;s night e Hey Jude. O top 10 tem ainda Day tripper, Let it be, Yesterday, Can;t buy me love, All you need is love, Blackbird e Eleanor Rigby.



A televisão também dedica parte da programação ao grupo. No icônico dia, o canal Bis exibe às 21h o documentário Beatles ; Made On Merseyside, que mostra a jornada dos adolescentes de Merseyside que viraram popstars internacionais nos anos 1960.

Na sequência, às 22h30, o canal exibe o tributo inédito The Beatles ; Sgt. Pepper Live. Nele, o músico e compositor britânico Ed Harcourt reuniu um grupo com artistas de topo da cena rock independente britânica para uma homenagem especial ao Sgt. Pepper;s Lonely Hearts Club Band, um dos mais aclamados álbuns dos Beatles.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação