Correio Braziliense
postado em 13/04/2020 09:44
Sessenta obras para comemorar os 60 anos de Brasília. O editor e colecionador Manoel Lauand decidiu fazer uma homenagem no mês de aniversário da capital e realiza, nesta segunda (13/04), o leilão 60XBrasília, com obras cujos preços começam em R$ 20 e que foram realizadas por artistas e escritores que ajudaram a construir a história da cidade.
São, no total, 60 lotes, entre livros, catálogos, obras de arte e memorabilia que pertencem à coleção particular do próprio Lauand e de outros colecionadores. “A ideia foi aproveitar a efeméride, o aniversário de 60 anos da inauguração de Brasília.
Procurei fazer um leilão onde arte e história caminhassem juntos, contando um pouco sobre cada artista a partir das peças oferecidas”, avisa.
Editor de livros e colecioandor desde cirança, ele garante que procurou fazer uma curadoria com peças de valores acessíveis para todos os públicos. Arquitetura, arte, música e literatura estão representados com obras de nomes como Oscar Niemeyer, Lucio Costa, Joaquim Cardozo, Athos Bulcão, João Filgueiras Lima, Bruno Giorgi, Alfredo Ceschiatti, Roberto Burle Marx, Marianne Peretti e Rubem Valentim.
Entre as curiosidades estão as miniaturas de Alfredo Ceschiatti e Bruno Giorgi produzidas para serem lembrancinhas da inauguração de Brasília, uma edição da revista Módulo e o especial Brasília, a nova capital do Brasil, editado por Oscar Niemeyer. “Brasília é um paraíso para colecionadores pela temática, a história e o time de artistas e profissionais que ajudaram JK a colocar em prática seu sonho. Aliás, foi uma equipe de artistas ímpar, escolhida com muito apuro e felicidade, pois todos são relevantes até hoje. Na história existem bons artistas que, com o tempo, por falta de memória, de trabalho e por outros fatores, acabaram sendo esquecidos”, acredita Lauand.
O catálogo de peças está disponível nos sites https://www.rmgouvealeiloes.com.br/leilao.asp?Num=14794 e https://www.leiloesbr.com.br e o leilão será realizado on-line, às 20h, nesta segunda (13/04)
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.