Diversão e Arte

Morre, aos 72 anos, o sambista Tantinho da Mangueira

Causa da morte do Baluarte da Estação Primeira de Mangueira não foi revelada

Correio Braziliense
postado em 13/04/2020 10:12
Tantinho da Mangueira
O domingo de Páscoa trouxe uma triste notícia. O icônico compositor Devani Ferreira, mais conhecido como Tantinho da Mangueira, morreu aos 72 anos. Sambista e baluarte da Estação Primeira de Mangueira, ele dedicou a vida ao morro. O motivo da morte não foi revelado.

Nascido na favela do Santo Antônio, no Morro da Mangueira, o sambista sempre frequentou rodas locais. Teve contato com grandes nomes da escola de samba Estação Primeira de Mangueira como Cartola, Nelson do Cavaquinho, Dona Neuma, Nelson Sargento e Pandeirinho. Tantinho também era frequentador antigo dos Buraco Quente, Chalé e Três Tombos, rodas de partido alto do morro.

Saiba Mais

A carreira musical de Tantinho foi toda pautada pelo Morro da Mangueira e a Estação Primeira. Aos 13 anos, entrou para ala dos compositores da escola de samba, após passar em um teste feito por Cartola.

Gravou ao menos três álbuns sobre ou dedicados a nomes famosos do morro. O artista participou também do grupo Originais do Samba, de Mussum, mas decidiu sair quando projeto começou a fazer sucesso e viajar pelo país. Devani sempre teve a intenção de ficar no Morro da Mangueira.

A morte do baluarte foi sentida por toda comunidade do samba principalmente os envolvidos na escola de samba em que Tantinho era compositor. Nomes como Nelson Sargento, Ivo Meirelles e a própria agremiação Estação Primeira de Mangueira lamentaram a morte do compositor. 

Uma publicação compartilhada por (@nelsonsargentooficial) em

Uma publicação compartilhada por (@ivomeirelles) em

Uma publicação compartilhada por (@mangueira_oficial) em

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags