Diversão e Arte

Morre, aos 94 anos, o escritor Rubem Fonseca

A informação foi confirmada pelo Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro

Correio Braziliense
postado em 15/04/2020 14:47
Escritor Rubem Fonseca
O escritor Rubem Fonseca morreu, nesta quarta-feira (15/4), vítima de uma para cardíaca. Ele sofreu um infarto em casa no Leblon e chegou a ser levado ao Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, no entanto, não resistiu. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do local.

"O Hospital Samaritano de Botafogo informa que o Sr. Rubem Fonseca faleceu na tarde desta quarta-feira (15/4), em decorrência de uma parada cardíaca. A instituição se solidariza com os familiares e amigos do escritor", diz a nota da instituição divulgada ao Correio.

Contista, romancista, ensaísta e roteiristas, Rubem Fonseca completaria 95 anos em 11 de maio. Nascido em Juiz de Fora (MG), ficou conhecido por obras como Feliz ano novo, A cólera do cão e O cobrador. O livro mais recente lançado é Carne crua, de 2018.

A estreia na litetura foi com Os prisioneiros, em 1963. Ao longo da carreira ganhou prêmios no Brasil, como Jabuti Machado de Assis, além de premiações internacionais: Camões e Literário Casino da Póvoa (Portugal), Latinoamericana y del Caribe Juan Rulfo (México) e Iberoamericano de Narrativa Manuel Rojas (Chile). Entre as obras reconhecidas com os títulos estão Lúcia McCartney, A grande arte, Buraco na parede, Secreções, excreções e desatinos, Pequenas criaturas, Bufo & SpallanzaniAmálgama.

Rubem Fonseca deixa três filhos Maria Beatriz, José Alberto e o cineasta José Henrique Fonseca. Ainda não há informações sobre o enterro. No entanto, a expectativa é de que seja reservado à família, assim como ocorreu nesta semana com o sepultamento do baiano Moraes Moreira.
 

Repercussão

 
Nas redes sociais, amigos, fãs e famosos lamentaram o falecimento do escritor. Confira abaixo! 


Uma publicação compartilhada por (@valterhugomae) em

 
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags