Diversão e Arte

Morre, aos 87 anos, Rubinho Barsotti, importante baterista brasileiro

O fundador do Zimba Trio teve complicações após cirurgia no fêmur

Correio Braziliense
postado em 16/04/2020 11:15
Grande nome do samba-jazz, o baterista Rubinho Barsotti morreu no final da noite da última quarta-feira (15/4) aos 87 anos. O instrumentista muito presente na década de 1960 teve complicações após uma cirurgia no fêmur feita um dia antes em um hospital de São Paulo, cidade natal do músico.

Muito influente na velha guarda da música brasileira, Rubinho é o fundador do Zimbo Trio, formado por ele, na bateria, Luís Chaves, no baixo, e Amilton Godoy, no piano. O grupo foi um dos mais influentes no samba-jazz e ficou muito conhecido por ser a banda de apoio de Elis Regina no programa O fino da bossa, transmitido na TV Record de 1965 a 1967. Barsotti também gravou as baterias de um disco da cantora ícone brasileira.

Saiba Mais

Por mais que tenha ficado conhecido como parte do Zimbo Trio, que só saiu em 2010 por problemas de saúde, Rubinho Barsotti já tinha uma carreira consolidada antes de criar o grupo em 1964. Ainda em 1956, o baterista já tocava em conjuntos de jazz do país. O instrumentista era conhecido como um dos melhores nas baquetas da geração, ao lado de Dom Um Romão, Edison Machado e Milton Banana.

Comparado com bateristas norte-americanos do jazz, Rubens Antonio Barsotti, como foi batizado, deixou vasto legado na música. O artista lutava contra o Alzheimer desde 2010. Com a partida do instrumentista, a formação original do Zimbo Trio tem apenas Amilton Godoy vivo. O pianista classificou Rubinho como “o melhor baterista da geração”.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags