Diversão e Arte

Fiona Apple lança novo álbum; Ouça 'Fetch the bolt cutters'

O primeiro disco da cantora em oito anos foi produzido na casa em que mora em Los Angeles

Pedro Ibarra*
postado em 17/04/2020 16:41 / atualizado em 08/10/2020 17:18
Fiona Apple já tocou em alguns dos maiores festivais do mundo e é um grande nome da música alternativa
Longe da mídia e sem produzir nada desde 2012, Fiona Apple retorna aos holofotes com o disco Fetch the bolt cutters, o quinto álbum de estúdio da cantora norte-americana. O trabalho foi feito completamente dentro da casa onde vive em Los Angeles e tem 13 faixas totalizando pouco mais de 51 minutos.

O novo disco é baseado em percussão e piano. Apple tocou instrumentos, gravou vozes e coproduziu as faixas do álbum, que também contou com a banda que a acompanha, formada por Amy Aileen Wood, Sebastian Steinberg, e Davíd Garza. Toda a casa da cantora foi utilizada durante as gravações e muitas das faixas receberam parte do tratamento no próprio celular da artista.

Por mais que tenha a carreira consolidada, Fiona Apple teve pela primeira vez o controle total de como tudo foi feito apenas neste que é o quinto trabalho da artista. Sempre com gravadoras fortes por trás, a cantora nunca havia conseguido ter a palavra final em todas as fases da produção e decidiu que desta vez o álbum seria completamente decidido por ela.

Outro ponto curioso  do novo trabalho da artista fica por conta de participações especiais. A atriz e modelo Cara Delevingne grava uma frase na faixa Fetch the bolt cutters, título do álbum, além dela Mercy, a cadela de Fiona, late em algumas faixas. O disco ainda tem sons de sinos, cantarolados e miados estão presentes entre os sons de interlúdio do disco.

Mesmo com as expectativas altas para como seria o álbum, a repercussão após o lançamento foi a melhor possível. Adiantado para abril, contra a vontade da distribuidora que queria lançá-lo em outubro, o disco já é colocado como um dos melhores do ano ainda tendo oito meses pela frente em 2020. 

Outra proeza alcançada pelo trabalho foi a nota 10 dada pelo Pitchfork, site especializado em crítica de música independente. Fetch the bolt cutters se tornou apenas o 12º a conseguir a marca e o primeiro desde My beautiful dark twisted fantasy, de Kanye West, lançado em 2010 e apontado por parte da mídia como o melhor disco da última década.


Carreira e vida pessoal


Fiona Apple é um fenômeno da música alternativa e do rock feminino. Aos 18 anos, em 1996, a cantora lançou o primeiro álbum da carreira, Tidal, que rendeu um Grammy para a canção Criminal, maior sucesso da compositora até hoje.

A cantora ficou conhecida também por clipes interessantes, muitas vezes assinados pelo diretor Paul Thomas Anderson, com quem teve um affair no início da carreira. 

Este novo álbum também marca um período em que Apple está sóbria. A artista afirmou a Vulture que não bebe há mais ou menos dois anos.

Ela também teve problemas com drogas durante a entrada no mundo dos famosos. A cantora confessou, inclusive, para o site IndieWire, que usava cocaína e ecstasy de forma recreativa, mas largou após uma “noite excruciante” que passou com o ex-namorado Paul Thomas Anderson e o diretor de cinema Quentin Tarantino.

Muito introvertida, Fiona Apple passou por maus momentos devido a fama que obteve com o sucesso dos discos que lançou. Atualmente, aos 42 anos, ela leva uma vida muito mais dentro de casa. A artista mora com a melhor amiga Zelda Hallman e dois cachorros. Agora volta a lançar algo em um período de isolamento social, mas confirmou à Vulture que quer fazer uma turnê do disco quando tudo isso passar.

Fetch the bolt cutters, novo álbum da cantora Fiona Apple

 
*Estagiário sob supervisão de Adriana Izel 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.