Diversão e Arte

Dr. Dre libera icônico álbum para todos os serviços de streaming; Ouça

O disco de 1992 marcou a carreira do rapper e a música estava disponível apenas na Apple Music

Pedro Ibarra*
postado em 20/04/2020 18:44 / atualizado em 05/10/2020 15:13
Dr. Dre
O álbum The Chronic, de Dr. Dre, pode ser considerado uma das pedras fundamentais da história do rap. Agora, o disco está disponível para ser ouvido em qualquer plataforma de streaming. O álbum de 1992 era exclusivo da Apple Music, mas agora pode ser encontrado até gratuitamente no YouTube.

Rapper e produtor musical Dre fez parte do grupo difusor do Gansta Rap, o NWA, e tem o dedo em carreiras importantes do meio, como Eminem e Kendrick Lamar. Criador da marca de fones e aparelhos de som Beats, comprada pela Apple por aproximadamente US$ 1 bilhão, o artista vive mais a vida de empresário e já não lança nada inédito desde o álbum Compton, de 2015.

The Chronic se tornou basal na história do rap por diversos fatores. É o primeiro lançamento solo do artista e também a primeira produção de Dre com a controversa Death Row Record. Selo cofundado pelo rapper e um dos mais potentes da história do hip-hop. Lançou nomes como Snoop Dogg e Tupac Shakur, mas que também teve problemas sérios com o outro criador e ex-CEO Suge Knight. Envolvido como crime organizado, Knight cometeu diversos delitos e hoje encontra-se preso. Rumores apontam de que ele e membros da gravadora tem ligação com as mortes de Tupac Shakur e Notorious B.I.G., dois dos maiores nomes da história do rap.
 
Topo das paradas 

Outro ponto crucial do álbum foi ele ter se tornado um fenômeno de popularidade vendas. Mesmo sendo o primeiro do artista e da gravadora, o disco alcançou o topo das paradas e recebeu certificação tripla de disco de platina (mais de 240 mil cópias vendidas no lançamento) e já vendeu mais de 5 milhões de cópias pelo mundo. A obra elevou o rap bem antes dos grandes nomes que surgiriam no final dos anos 1990. Apenas com este disco Dre se tornou um dos 10 artistas que mais venderam na década.

O álbum também foi palanque para novos artistas que depois fariam sucesso. As participações em músicas alavancaram a carreira de Snoop Dogg, que, anos depois, explodiria pela mesma gravadora. Dogg prometeu uma live especial em comemoração ao dia e ao lançamento.

Por fim, o The Chronic foi muito bem com a crítica na época e com o passar do tempo cresceu muito, se tornando um dos discos mais importantes do gênero. A obra está na lista dos 200 álbuns definitivos do Hall da Fama do Rock n´Roll e apareceu em 137º na lista da Rolling Stone dos melhores álbuns da história da música.

Um disco crítico que fala muito sobre a saída do Dre do NWA e da gravadora Ruthless Records, comandada pelo ex-parceiro de grupo Eazy-E, The Chronic abriu o rap para uma nova geração de artistas, gravadoras e poderosos da indústria. Colocou Dr.Dre na posição de um dos maiores nomes da história do rap, estabeleceu o formato G-funk, de batidas lentas e sintetizadores, no mainstream do hip-hop e movimentou o gangsta rap de um gênero de periferia para as massas, mudando todo o cenário musical negro da Costa Oeste dos Estados Unidos.

The Chronic, de Dr. Dre
 
*Estagiário sob supervisão de Adriana Izel 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.