Diversão e Arte

Brasília celebra 60 anos com festa para ser curtida em casa

Aniversário da cidade terá comemorações on-line, desde lançamento de livros e discos até festivais

Correio Braziliense
postado em 21/04/2020 04:07
Aniversário da cidade terá comemorações on-line, desde lançamento de livros e discos até festivais
O aguardado aniversário de 60 anos de Brasília chegou. No entanto, em meio à pandemia do novo coronavírus a celebração terá que ser diferente. Em vez de comemorar em pontos turísticos clássicos, como Esplanada dos Ministérios, Torre de TV e Praça do Relógio, como em outras oportunidades, o brasiliense terá que fazer a festa em casa, seguindo as medidas de contenção da Covid-19. O que não faltam são iniciativas virtuais que não deixam a data passar em branco. Há lançamentos de livros e discos, que têm Brasília como temática, além de festivais on-line de diferentes linguagens artísticas. O Correio selecionou algumas das iniciativas dos 60 anos. Veja a seguir e celebre o seu amor pela capital federal sexagenária!



Revival dos anos 1980
A música produzida na capital federal nos anos 1980 fez a cabeça dos brasilienses ao apresentar uma sonoridade completamente nova, o que colocou grupos como Legião Urbana e Plebe Rude no radar nacional. Como forma de celebrar artistas que fizeram parte do mesmo período, mas ficaram mais restritos à cena local nasceu o projeto iRaridades, idealizado pelo produtor e músico Gustavo Vasconcellos, da GRV Música, Media & Entretenimento.

“Sou da geração dos anos 1980 e estava ciente que tinha uma grande quantidade de conteúdo que valia a pena ser restaurado para a preservação da memória da música de Brasília”, lembra Vasconcellos. Dessa forma, ele participou de um edital do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) em 2018 e foi um dos oito projetos vitoriosos.

O primeiro volume, que é uma coletânea tripla, reúne oito canções de três grupos brasilienses: Banda 69, que integrou a cena roqueira dos anos 1980; Tonton Macoute, primeira banda de música eletrônica; e Fama Volat, que se destacou por fundir funk, samba, heavy metal e rap. Todas as obras, que estavam em fitas cassetes, foram restauradas, remixadas, remasterizados e legalizadas, com proteção dos direitos autorais e fonomecânicos dos músicos.
 

Saiba Mais

 

“Alguém tinha que começar esse processo de preservação da música da nossa cidade. Vamos lançar em 240 lojas digitais no dia do aniversário de Brasília. Já disponibilizamos 24 lyric vídeos no canal da GRV. Além de termos mil catálogos físicos”, revela o idealizador. A festa de lançamento ficou para depois, mas a obra completa está disponível a partir de hoje para ouvir e lembrar a música brasiliense. “Espero que as pessoas que viveram aquele momento e as que não conheceram possam apreciar. Essa é a nossa colaboração e retorno a Brasília a tudo que ela nos proporcionou”, completa.




Versão em conto de fadas
Lá atrás, o presidente Juscelino Kubitschek vislumbrou e realizou o sonho de criar a capital federal. É a partir desse ideal que surge o livro Brasília e o sonho encantado, de Alexandre Parente com ilustrações de Gustavo Ramos, publicado pela Editora Edebê em parceria com o Instituto Niemeyer.

Na obra, a história de Brasília é contada em formato de conto de fadas, em que o rei Cerradão e a rainha Primavera, que viviam no castelo Catetinho, tem a alegria da primeira filha, a pequena Brasilinha que nasceu pelas mãos do doutor Juscelino. “A inspiração da história surgiu do meu coração. Sou agrônomo e cresci no Cerrado. Estou aqui desde os 11 anos. Tenho muito amor por Brasília. Esse livo junta duas paixões: meus livros, pois escrevi inspirado neles e Brasília”, explica o autor.

Sobre a escolha de retratar essa narrativa de forma lúdica e para o público infantil, ele completa: “Brasília é uma cidade única com sua arquitetura, trânsito, quadras, música, sua forma de viver. Eu quis desmitificar um pouco para quem não vive aqui e criar maior afetividade para as crianças, criando alguns nomes e personagens que têm um relacionamento com figuras reais que fazem parte da criação de Brasília”. O livro tem ainda um plano de leitura com atividades sobre a capital, que podem ser usados em sala de aula ou pelos próprios pais.

O lançamento da obra teve que passar por mudanças e será em formato on-line em uma live hoje, às 16h, no Instagram da Editora Edebê. Será um bate-papo com o autor com sorteio de edições do livro.


Aniversário da cidade terá comemorações on-line, desde lançamento de livros e discos até festivais
Celebração feminina
Noventa artistas mulheres da capital federal uniram forças para criar o festival Brasília Somos Nós, que tem início hoje e segue até 24 de abril com programação diária de 12 horas de conteúdo no Instagram. “Essa ideia surgiu de forma muito intuitiva e natural nesse momento em que Brasília completa 60 anos e, ao mesmo tempo, estamos passando por esse movimento mundial e social que é novo e bem limitado para os artistas. Tive essa ideia de conectar as mulheres do DF e Entorno nesse movimento de conexão e de ampliação das nossas habilidades enquanto agentes culturais”, explica a cantora e produtora Nãnan Matos, uma das idealizadoras.

A partir da ideia, buscou-se unir a pluriversidade que envolve o feminino, incluindo mulheres trans, num festival feminino on-line em que a música é o pilar. O evento terá apresentações musicais e poéticas e performances de multilinguagens.

Outro objetivo do projeto é celebrar as pioneiras. Por isso, nomes como Cássia Portugal (foto) e Martinha do Coco se juntam a mulheres da nova geração da arte candanga, como Letícia Fialho e Moara.


Aniversário da cidade terá comemorações on-line, desde lançamento de livros e discos até festivais
Reunião artística
Desde a semana passada, o festival No Seu Quadrado celebra os 60 anos de Brasília por meio da multilinguagem artística candanga com lives que misturam apresentações e ações formativas no Instagram. A iniciativa é financiada por emenda parlamentar do deputado distrital Fábio Félix (PSol) e conta com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF. Ao todo, são mais de 270 artistas envolvidos no projeto que segue até 27 de abril com conteúdos sempre das 10h até as 21h30.

Os participantes foram escolhidos após um chamamento público e integram diferentes áreas artísticas, incluindo trabalhos de bastidores, como técnicos de som. Ao todo, foram avaliadas 1,5 mil propostas. “A nossa ideia principal foi justamente unir tudo isso, o teatro, a dança, a performance, a música, a literatura e a parte formativa em uma plataforma digital, com conteúdo gratuito e que fomenta esse ecossistema on-line da cultura de Brasília”, explica Lucas Tobias, diretor-executivo do No Seu Quadrado.

A ideia do festival é criar uma plataforma que agregue o conteúdo cultural de Brasília mesmo após o fim do evento. No dia do aniversário, participam da programação nomes como Cristiane Sobral (foto), que fará um masterclass, Layla Moreno, Circo Artetitude, Made in Gueto, Altzz e Moara.


Aniversário da cidade terá comemorações on-line, desde lançamento de livros e discos até festivais
Sétima arte
Pela primeira vez, o Biff — Brasília International Film Festival tem uma edição on-line. Com a programação originalmente concebida para as salas de cinema, a produção adaptou o conteúdo para que os espectadores possam apreciar a seleção na sala de casa de hoje até 26 de abril. A sétima edição do festival celebra Brasília e também grandes nomes do cinema, a atriz Anna Karina e o ator Kirk Douglas. A abertura, que ocorre hoje, tem a exibição do filme inédito Anna Karina (foto), para você lembrar, de Dennis Berry, companheiro da atriz falecida em dezembro passado. O documentário relembra a trajetória da musa da Nouvelle Vague.



Programação oficial
A pandemia de coronavírus mudou também a programação oficial dos 60 anos de Brasília. Agora, a celebração será virtual por meio do festival Cantando para Brasília promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.

A programação começa com uma missa celebrada pelo arcebispo Dom Sérgio da Rocha, às 10h. Depois, às 11h30 tem contação de histórias dos livros A menina e o ipê amarelo e a A história dos pioneiros. Na parte da tarde, a partir das 13h, tem início os shows on-line apenas com artistas da cidade, como Marcelo Café. A programação completa está no site do Correio.



Outros eventos


Pelas janelas
• A partir de hoje tem início o projeto Brasília 60%2b60, do sonho ao futuro, uma série de serenatas que segue até 4 de maio. O objetivo é levar ao público candango uma programação musical que poderá apreciar das varandas e das janelas. Outra ação do projeto é a produção da websérie homônima no gênero de animação que mostrará a construção de Brasília desde a visão de Dom Bosco. Brasília 60 60, do sonho ao futuro é fruto de uma parceria viabilizada via termo de fomento da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal e do deputado distrital Fábio Felix (PSol), que destinou emenda parlamentar ao projeto.


Sem sair de casa
• Em comemoração ao aniversário de Brasília, a Secretaria de Turismo do DF preparou duas ações comemorativas. A primeira é o tour virtual com sete rotas e 80 pontos turísticos, que pode ser acessado pelo link http://www.turismo.df.gov.br/brasilia-tour-virtual. A outra atividade é a apresentação on-line dos bailarinos Paula Nóbrega e Márcio Júnior, que fazem parte da companhia Grupo Bailarinos de Brasília. A live será transmitida às 15h nas páginas oficiais da pasta no Instagram e no Facebook.


Serviço

iRaridades — Vol. 1
• De Banda 69, Tonton Macoute e Fama Volat. GRV Música, Media & Entretenimento, 24 músicas. Disponível em 240 plataformas digitais.


Brasília e o sonho encantado
• De Alexandre Parente. Com ilustrações de Gustavo Ramos. Editora Edebê, 40 páginas. Preço médio: R$ 29,90. Disponível para vendas em http://loja.edebe.com.br com frete grátis com o cupom BSB60ANOS.


Festival Brasília Somos Nós
• De hoje até 24 de abril, das 12h às 23h30. Lives na página oficial (https://www.instagram.com/ brasiliasomosnos). Gratuito, mas com contribuição voluntária no site Sympla (https://www.sympla.com.br/festival-brasilia-somos-nos__836556).


Festival No Seu Quadrado
• Até 27 de abril, das 10h às 21h30. Lives na página oficial do Instagram. Informações em https://www. festivalnoseuquadrado.com.br/.


Biff — Brasília International Film Festival
• De hoje até 26 de abril. Exibições, atividades formativas, votações do júri popular e programação completa no site www.biffestival.com. Verifique a classificação indicativa de cada filme.


Festival Cantando para Brasília
• Hoje, a partir das 10h. Toda a programação será apresentada pelo Instagram dos artistas.
 
 
 
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Foto: Camila Albuquerque/Divulgaçao
  • Foto:
  • Foto: João Nildo Vianna/Divulgação

Tags