Diversão e Arte

Maratona convida poetas da cidade a declamar nas redes sociais

Sindicato dos Escritores do DF promove maratona de poesia para divulgar a produção local e homenagear Brasília no aniversário de 60 anos

Correio Braziliense
postado em 21/04/2020 11:31
O poeta André Giusti é um dos que participaram da maratonaUm dia inteiro dedicado à poesia para homenagear os 60 anos de Brasília. O Sindicato dos Escritores do Distrito Federal pediu aos poetas da cidade que gravassem vídeos com declamações de poesia e enviassem para que fossem postados nas redes sociais da instituição. A ideia é promover uma maratona de 24 horas no Instagram (@sindescritores)
 e no Facebook para divulgar a produção da cidade. 

Segundo Gilbson Alencar, do sindicato, a ação também é uma forma de cuidar dos autores da cidade. “O primeiro motivo de fazermos é o próprio aniversário de Brasília, uma data emblemática, e promover uma maratona dessas nas redes sociais por causa do nosso isolamento”, conta. “A ideia que a gente tinha era fazer isso presencialmente, com montagens espalhadas pelo DF, mas a gente teve que adaptar e fazer nas redes sociais. O sindicato é uma entidade que trabalha há 40 anos divulgando a literatura a cidade, então a gente tem responsabilidade nisso de divulgar a poesia” 

Para Alencar, a poesia pode ajudar a atravessar o período de isolamento. “Acho que pode ajudar a fazer com que as pessoas possam sonhar um pouco, relaxar um pouco, como é a proposta da cultura, que as pessoas possam criar asas nos seus sonhos”, diz. Até agora, já participaram da ação cerca de 15 poetas, entre eles André Giusti, Astrogildo Miag, Onã Silva, Augusto Miemar, Jorge Amâncio, Matilde Rosa, Landi Bonfim, Kori Bolívia e João Vieira.
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags