Diversão e Arte

No Dia de São Jorge, relembre músicas que homenageiam o santo

O Correio fez uma playlist com canções que foram inspiradas no guerreiro, reunindo nomes como Zeca Pagodinho, Caetano Veloso, Racionais MC's, Seu Jorge e Alcione

Lucas Batista*
postado em 23/04/2020 15:30 / atualizado em 07/10/2020 13:35
O Correio fez uma playlist com canções que foram inspiradas no guerreiro, reunindo nomes como Zeca Pagodinho, Caetano Veloso, Racionais MC's, Seu Jorge e Alcione
Nesta quinta-feira (23/4) comemora-se o Dia de São Jorge. Também conhecido como Jorge da Capadócia, o santo foi um soldado romano e é imortalizado pela lenda em que mata o dragão. Jorge é um dos 14 santos auxiliares, grupo de santos invocados pelos cristãos em casos de necessidade especial, e em 2019 foi oficializado como padroeiro do estado do Rio de Janeiro, ao lado de São Sebastião.

Saiba Mais

Em algumas religiões afro-brasileiras, como o candomblé e a umbanda, São Jorge também é venerado, mas na forma de Ogum, que é o orixá da guerra, do fogo e da tecnologia. Em estados como Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, o santo foi sincretizado a Ogum, enquanto na Bahia, sincretizado a Oxossi, que está mais relacionado ao conhecimento e a natureza. A tradição diz que as manchas presentes na lua representam o santo, o cavalo e a espada prontos para defender aqueles que buscam sua ajuda.

Com a forte influência de São Jorge na cultura brasileira, o santo foi fonte de inspiração para vários artistas que compuseram canções em homenagem ao guerreiro. Para relembrar as músicas de grandes nomes da MPB, como Caetano Veloso, Jorge Ben Jor, Seu Jorge e Maria Bethânia, do samba, com Zeca Pagodinho e Alcione, e do rap com Djonga, Facção Central e Racionais MC’s, o Correio fez uma playlist com composições desses artistas que se inspiraram no santo para cantar.



Pra São Jorge - Zeca Pagodinho
A canção abre o álbum À vera de Zeca Pagodinho. Na letra, Zeca traz uma mensagem de agradecimento ao padroeiro, do qual é devoto. “Vou acender velas para São Jorge/ A ele eu quero agradecer/ E vou plantar comigo ninguém pode/ Para que o mal não possa então vencer/ Olho grande em mim não pega/ Não pega não/ Não pega em quem tem fé/ No coração”, diz em trecho da música.

Chuva de cajus - Alceu Valença
Em Chuva de cajus, Alceu pede que São Jorge o proteja dos maus olhados. A música faz parte do álbum Ciranda Mourisca, lançado em 2013. “Pastores da noite/ Meu São Jorge amado/ Livrai-me do ódio/ Dos abandonados”, canta no refrão.

São Jorge - Alcione
A rainha do samba Alcione também está na lista de artistas que homenagearam São Jorge em canções. Na música intitulada com o nome do santo, a cantora conta parte da história de Jorge da Capadócia como guerreiro até se tornar orixá. Cantando em primeira pessoa, Alcione mostra a trajetória do santo em forma de relato. “Nos campos de guerra, lutei por meus irmãos/ Por essa terra, ogunhe/ Tombei na serra, Ogum/ Mas meu sonho não/ Aruanda chamou, eu virei orixá/ Cavaleiro de Oxalá/ Hoje eu sou defensor, guardião do luar/ Sou São Jorge, Ogum Beira-Mar”, diz a letra.

Jorge da Capadócia - Jorge Ben Jor
Composta em 1975 e regravada por diversos cantores como Caetano Veloso e Fernanda Abreu, a música de Jorge Ben Jor fala sobre a proteção de São Jorge. A canção faz parte do álbum Solta o pavão e se tornou um clássico de Jorge Ben. “Armas de fogo/ Meu corpo não alcançarão/ Facas e espadas se quebrem/ Sem o meu corpo tocar/ Cordas e correntes arrebentem/ Sem o meu corpo amarrar/ Pois eu estou vestido com as roupas/ E as armas de Jorge”, canta.

Jorge da Capadócia - Racionais MC’s
À exemplo de Zeca Pagodinho, o grupo Racionais MC’s homenageou São Jorge na canção de abertura de um álbum. Em Sobrevivendo no inferno, um dos maiores clássicos do rap nacional, o grupo traz a música Jorge da Capadócia, com a mesma letra composta por Jorge Ben Jor, na qual fazem saudação e mostram não temer nada, por terem a proteção do santo. A obra funciona como um interlúdio para iniciar o álbum. 

Medalha de São Jorge - Maria Bethânia
“Fica ao meu lado São Jorge guerreiro/ Com tuas armas, teu perfil obstinado/ Me guarde em ti meu santo padroeiro/ Me leva ao céu em tua montaria/ Numa visita a lua cheia/ Que é a medalha da Virgem Maria”. A música de Maria Bethânia é como uma oração a São Jorge em que a cantora tem uma conversa íntima com o santo, pedindo por proteção e companhia.

Líder dos templários - Jorge Ben Jor, Jorge Aragão, Jorge Vercillo, Jorge Mautner
Parte do projeto Coisa de Jorge, os xarás Jorge Ben Jor, Jorge Aragão, Jorge Vercillo, Jorge Mautner lançaram a música Líder dos templários, homenageando a São Jorge. Na canção, os Jorges dizem que o santo ajuda a todos brasileiros. “Tem fé que Jorge é de ajudar/ A todo Brasileiro, Brasileiro guerreiro/ Eu sou cavaleiro da flor/ São Jorge protetor, protetor, protetor/ São Jorge protetor, protetor, protetor”, cantam.

Espada no dragão - Facção Central
Repleta de críticas sociais, a canção do grupo de rap Facção Central traz São Jorge como exemplo a ser seguido para não se abater e nem se acomodar com as dificuldades da vida. “Você não honra a dor da coroa de espinhos/ A palavra sagrada é munição, não é exílio/ A carne furada com prego na crucificação/ Merece mais do que prece e joelhos no chão/ Espada no dragão/ A bíblia não é escudo, é manual pra libertação/ Siga o exemplo de São Jorge, espada no dragão/ Não espera a justiça do homem ela é podre, é cega/ Queria dar nobel pro Bush, que promove a guerra”.

Alma de guerreiro - Seu Jorge
Uma das mais conhecidas músicas de homenagem a São Jorge, Alma de guerreiro chegou como bônus no álbum Músicas para churrasco Vol. 1, de Seu Jorge. A canção foi a trilha sonora e música tema da novela Salve Jorge, da Rede Globo, lançada em 2012. “Jorge, nosso povo brasileiro/ Tem alma de guerreiro/ Não cansa de lutar/ Enfrentando um dragão por dia/ Na sua companhia/ A gente chega lá/ Olhando para o céu eu sou capaz de ver (Salve Jorge na lua)/ Tropeçando e levantando sempre com você (Salve Jorge na rua)”, canta.

Lua de São Jorge - Caetano Veloso
Parte do álbum Cinema transcendental, de Caetano Veloso com o grupo A Outra Banda da Terra, e do disco Caetanear, de Caetano, a música Lua de São Jorge fala sobre a relação do santo guerreiro com a lua. “Lua de São Jorge/ Lua deslumbrante/ Azul verdejante/ Calda de pavão/ Lua de São Jorge/ Cheia, branca, inteira/ Ó minha bandeira/ Solta na amplidão”, diz a letra.

Ogum/ Oração de São Jorge - Maria Bethânia e Zeca Pagodinho
“Um guerreiro valente que cuida da gente que sofre demais/ (Ogum) ele vem de aruanda ele vence demanda de gente que faz/ (Ogum) cavaleiro do céu escudeiro fiel mensageiro da paz/ ele nunca balança ele pega na lança ele mata o dragão/ (Ogum) é quem da confiança pra uma criança virar um leão/ (Ogum) é um mar de esperança que traz a bonança pro meu coração (Ogum)”, diz o refrão da parceria entre Zeca Pagodinho e Maria Bethânia em Ogum/ Oração de São Jorge. A canção faz parte do álbum de colaboração dos cantores intitulado De Santo Amaro a Xerém.

De lá - Djonga
O rapper mineiro Djonga também tem uma homenagem a Ogum dentro de sua discografia. Na canção De lá, que faz parte do álbum O menino que queria ser Deus, o cantor fala sobre suas origens e os aprendizados que adquiriu com Ogum. “Meu pai Ogum mandou chamar/ Eu vim, eu vim de lá/ Ele me ensinou coisas sobre amor/E que na paz só se chega com a guerra/ E que toda bonança do trono do rei Xangô/ Só vai conhecer quem for justo na Terra, ei/ Monta no cavalo, lança no dragão”, canta.

*Estagiário sob supervisão de Adriana Izel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.