Diversão e Arte

Músicos levam clássicos do jazz a quadras de Brasília durante quarentena

Tico Moraes e Alexandre Raichenok se apresentam diante dos prédios da cidade e comemoram a boa recepção ao projeto

Correio Braziliense
postado em 26/04/2020 20:16
Os artistas durante mais uma apresentação do projeto Varanda MusicalEm tempos de quarentena, a arte é mais que necessária. Pensando em alegrar as pessoas durante o período de isolamento, Tico Moraes e Alexandre Raichenok se juntaram para levar um pouco de música para os prédios da capital.

O projeto Varanda Musical Itinerante já teve quatro edições. A última, no fim da tarde deste domingo (26/4), ocorreu na Quadra 302 do Sudoeste. Da janela, moradores assistiam, aplaudiam e dançavam ao som do repertório, baseado em clássicos do jazz.

A primeira apresentação foi uma experiência. Alexandre fez um show solo na Quadra 104 do Sudoeste e sentiu que a ideia daria certo. Na apresentação seguinte, ele já estava ao lado de Tico, e o projeto decolou. "A gente pede para que os interessados entrem em contato com o síndico e fale com os moradores sobre a apresentação. A ideia é levar música para que as pessoas possam ficar em casa", explica Daniele Raichenok, organizadora do projeto.

Sobre a nova forma de interagir com o público, Tico se vê otimista. Para ele, as lives são uma ótima ferramenta. "O uso da tecnologia é irreversível. Uma coisa não substitui a outra. Temos por exemplo pessoas que já nos acompanhavam assistindo a essas transmissões, mas, ao mesmo tempo, tem gente até no Japão nos assistindo", comemora o músico, que acumula 16 anos de carreira.

Tico Moraes ainda pontua que a experiencia de tocar nesse formato é muito diferente. "Essa interação é muito importante. Estamos trabalhando em uma via de mão dupla. O artista têm que fazer a arte chegar às pessoas. Estamos usando as redes sociais e temos um retorno muito positivo", destaca o músico, que toca guitarra e canta, enquanto Alexandre Raichenok toca teclado e saxofone.

"Muita gente vem agradecer a gente, fala que estamos alegrando o dia. Esta é uma realidade muito difícil para muitos, e é bom ver que estamos conseguindo alegrar um pouco as pessoas", pontua Tico.

Show passa de uma hora

Saiba Mais

O show tem previsão de uma hora, mas segundo a organizadora, acaba sempre se estendendo um pouco, devido aos pedidos da plateia. De fato, o clima nas janelas muda. Enquanto os músicos se apresentam, moradores cantam, dançam e aplaudem. "A gente vê as pessoas dançando. Nós estamos levando uma música legal. Hoje tinha uma senhora dançando na varanda. É uma energia muito boa", comemora o artista.

Durante a apresentação, os músicos deixam uma caixinha na portaria, para quem quiser fazer uma contribuição. Para acompanhar as apresentações, elas também são transmitidas nas redes sociais do projeto. Para acompanhar, ou agendar um show, os canais do projeto dão o perfil @varandamusicalbsb, no Instagram, e o site www.varandamusicalbsb.com.

Confira as próximas apresentações:

2/5, às 16h30 — SQSW 100 Bloco G
3/5, às 16h — SQSW 305 Bloco B
3/5, às 18h — SQSW 305 Bloco J
9/5, horário a definir — SQSW 102 Bloco K
10/5, às 18h — SQSW 306 Bloco H

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags