Diversão e Arte

Festival Latinidades e Feira Preta se unem para ajudar mulheres da cultura

Os dois grandes eventos abriram um edital para darem oportunidades as mulheres negras da economia criativa

Correio Braziliense
postado em 27/04/2020 11:13
Cartaz de divulgação do edital
Com o fechamento do comércio e as regras de distanciamento social um dos meios que mais vem sendo afetado é o cultural. Devido a isto, o Festival Latinidades e a Feira Preta decidiram se unir e abrir um edital de apoio a mulheres negras da economia criativa. O processo recebeu o nome de Latinidades Pretas e vai até 30 de maio. Qualquer mulher que se auto declara negra pode inscrever um projeto próprio de qualquer área da cultura para tentar o auxílio.  

Todas profissionais podem ser agraciadas no edital. Artistas, produtoras, trabalhadoras técnicas e agentes culturais podem propor projetos que vão de audiovisual a literatura, de artes visuais e cênicas a gastronomia. A inscrição é feita por um link. Os projetos serão selecionados por um grupo de curadores, cada escolhida recebe R$ 500 e só pode inscrever uma ideia.

A iniciativa veio da noção de que a economia criativa está muito voltada para o entretenimento do público em quarentena. No entanto, há a necessidade de uma maior geração de renda das atividades culturais a distância. Os dois eventos perceberam na mulher negra a figura de maior vulnerabilidade social, pois muitas possuem menos chances no mercado, não têm reservas para passar pelo momento de forma tranquila e, em vários casos, precisam ainda sustentar ou ajudar no sustento de uma casa ou família.

O projeto marca a união do maior festival de cultura negra e o maior festival de mulheres negras da América Latina. Para levantar fundos, os dois contaram com apoio da Fundação Tide Setubal e do Instituto Moreira Salles. O intuito é dar visibilidade e gerar renda a partir de conhecimentos de empreendedoras negras, além de formar um público para estas mulheres.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags