Diversão e Arte

Carimbe o passaporte sem sair de casa: curta paisagens e museus pelo mundo

Confira seleção de museus e paisagens que você pode acessar por meio de um tour on-line


Mundo afora, os museus foram obrigados a fechar as portas em decorrência da pandemia provocada pelo coronavírus. No entanto, na falta do passeio físico, os tours virtuais podem ser uma boa pedida para conhecer museus e paisagens do mundo todo, além de uma ótima opção de entretenimento. Diante da restrições de circulação, o Correio separou uma seleção de museus e paisagens que você pode acessar por meio de um tour on-line. Confira:

Brasil


Inhotim - MG
O maior museu a céu aberto do mundo, o Inhotim, fica em Brumadinho, Minas Gerais. No tour virtual do Inhotim, é possível conhecer o Jardim Botânico e as várias obras de arte e esculturas expostas ao ar livre, em sua maioria, feitas por artistas brasileiros.

Masp - SP 
O Masp, um dos museus mais conhecidos do Brasil, também conta com um tour on-line. No passeio virtual pode ser visto quadros dos pintores brasileiros Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Cândido Portinari e de grandes nomes mundiais como Rafael, Mantegna, Botticceli, Monet, Picasso e Van Gogh. 

São Luís - MA
O Museu da Memória Republicana, instalado no Convento das Mercês, em São Luís, também propõem ao público uma visita on-line. Considerado um dos Sete Tesouros de São Luís, é possível fazer um tour pelas obras que contam a história do país e das culturas ibero-americanas e lusófonas.


Argentina

Malba
Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires (Malba) conta com uma visita virtual. O museu é responsável pelos obras  Abaporu, da brasileira Tarsila do Amaral, além de obras de Cândido Portinari e dos mexicanos Frida Kahlo e Diego Rivera. Além de ter acesso às obras, é possível conhecer um pouco da história de cada obra e de cada artista.

Espanha

Museu do Picasso 
Museu do Picasso, localizado em Barcelona, expõe algumas pinturas do pintor espanhol. Fundado em 1963, o museu conta com um acervo de mais de quatro mil obras compondo a coleção permanente e que remetem, principalmente, às fases iniciais do artista e que estão divididas em salas de acordo com o amadurecimento do pintor ao longo dos anos. Lá é possível contemplar, por exemplo, a série completa de Las Meninas

Estados Unidos

Metropolitan Museu de Arte de Nova York
No site, Metropolitan Museu de Arte de Nova York (MET) há diversos vídeos, textos e fotos das obras em exposição. Também é possível fazer um um passeio de 360º pelo prédio. Certamente um dos maiores e melhores museus de arte do planeta. Com diversas galerias, no tour é possível se deparar com obras de Holbein, El Greco, Velasquez, Rembrandt, Rafael, Giotto, Gauguin, Vermeer, Bruegel, Van Gogh, Hals e Constable. Lá também está uma galeria de artes aplicadas do período colonial americano.

Holanda

Museu Casa de Anne Frank
Museu Casa de Anne Frank, localizado em Amsterdam, conta a história da menina de origem judia que se refugiou com a família na casa de vizinhos que os protegeram durante a invasão nazista aos Países Baixos, em 1942. Virtualmente é possível assistir a diversos vídeos sobre a vida e o diário de Anne Frank, além de visitar a sala onde ela e a família ficaram escondidas por mais de dois anos durante a Segunda Guerra Mundial e também a casa onde moravam antes da grande guerra.

Inglaterra

Museu Britânico
Também é possível visitar virtualmente o Museu Britânico, que abriga mais de seis milhões de objetos importantes para a cultura mundial. Percorrer todas as dependências do museu pode levar alguns dias, mesmo on-line. Aproveite para ver com calma as peças do acervo disponíveis no site e também detalhes sobre cada uma das galerias. 

Itália

Museu do Vaticano
Museu do Vaticano reúne obras que contam séculos de história. Durante a visita virtual, é possível analisar de pertinho os detalhes da disputada Capela Sistina, que tem parte da obra executada por Michelangelo. Entre as obras de arte do Museu do Vaticano, podem ser vistos trabalhos de Rafael, Leonardo Da Vinci, Caravaggio e outros.

França

Museu do Louvre
Museu do Louvre também está disponível para visita virtual. Durante o tour, é possível conhecer os detalhes da obra La Gioconda, conhecida também como Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. Além de outras esculturas e pinturas mundialmente famosas como A Liberdade guiando o povo, de Eugène Delacroix.

México


Museu Nacional de Antropologia
Localizado na Cidade do México, o Museu Nacional de Antropologia é uma das mais populares atrações da cidade. O museu tem um acervo espetacular que é possível acessar virtualmente. Os maiores destaques do museu estão na sala dos povos mexicas (como os mexicanos se referem aos astecas), onde também se encontra a Pedra do Sol, mais popularmente conhecida como Calendário Asteca.

Nova Zelândia

O set de filmagem Hobbiton, responsável pela cenarização de filmes como O Hobbit e de O senhor dos anéis, é um dos lugares que permite uma visita on-line em imagens 360 graus. O local, na Nova Zelândia, é uma das atrações mais visitadas e concorridas do país. No tour virtual é possível visitar a Pousada do Dragão Verde e o Bolsão, onde fica instalado o lar cinematográfico de Frodo e Bilbo.


Vietnã


Hang Son Doong
A Hang Son Doong é a maior caverna do mundo. Neste projeto da National Geographic, é possível visitar  a caverna com passeios virtuais com visão em 360 graus e efeitos sonoros. O tour conta com uma trilha na floresta, uma travessia no rio e uma visão do topo de uma estalagmite de 70 metros de altura (Hand of Dog).