Diversão e Arte

Oscar: Filmes exclusivos de streaming podem concorrer ao prêmio em 2021

Em decisão histórica motivada pela pandemia, a Academia permitiu indicação filmes de plataformas e fez outras mudanças

Correio Braziliense
postado em 29/04/2020 13:44
Premiação, que consagrou o diretor Bong Joon-ho neste ano, terá mudanças em 2021
A pandemia do novo coronavírus tem gerado consequências históricas para o mundo cultural. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas decidiu que, pela primeira vez, filmes que estrearam exclusivamente em plataformas de streaming poderão concorrer na próxima edição do Oscar. Também foram alteradas as categorias de som, canção original e filme estrangeiro. Outro fator confirmado foi a manutenção da data do evento em 28 de fevereiro de 2021.

Esta decisão da Academia de liberar indicação de filmes que não estrearam no cinema é válida apenas para 93ª edição do prêmio. O Oscar ainda acredita no poder e importância do cinema, mas como em grande parte do ano as salas estarão fechadas para evitar aglomerações, os governadores de cada área da Academia optaram por ceder para que haja uma disputa interessante na próxima premiação.

Saiba Mais

Nas novas regras temporárias, para um filme se tornar elegível ao Oscar ele ainda tem que seguir as instruções de tempo, idioma e aspectos técnicos, no entanto a novidade é que caso tenha sido lançado em streaming deve ser submetido ao processo de entrada da plataforma da Academia e ficar disponível para os votantes em até 60 dias após a estreia.

A regra não se aplica somente aos grandes serviços como Netflix, Amazon Prime Video e Disney Plus. Filmes lançados direto em DVD ou em plataformas pay-per-view poderão também se inscrever seguindo as regras extraordinárias criadas para a próxima edição da maior premiação do cinema. 

Estas regras são estritamente ligadas a pandemia da Covid-19, com a permissão da reabertura de cinemas normalmente, principalmente nos Estados Unidos, tudo voltará a normalidade. Assim, os filmes lançados após o fim das proibições de aglomeração e abertura das salas terão que estrear no cinema e permanecer em cartaz por sete dias para se tornarem elegíveis a Academia. Até ano passado, esta regra era exclusiva para salas de Los Angeles, mas com a pandemia alguns outros locais em outros municípios também serão considerados pelo Oscar.

Outras mudanças


O Oscar terá mais novidades em 2021. A primeira foi a esperada fusão das categorias Melhor edição de som e Melhor mixagem de som, que unidas se tornam a categoria Melhor som. Assim os dois departamentos serão agraciados de forma conjunta e poderão ser entregues até seis estatuetas ao filme vencedor.

Em canção original foram feitas algumas mudanças técnicas. As composições serão elegíveis caso sejam 80% originais. Em caso de remakes e sequências, músicas podem ter apenas 60% de originalidade.

Outra grande mudança está na votação da categoria Melhor filme  estrangeiro. A partir da edição de 2021, todo o corpo votante da Academia poderá escolher desde o princípio os concorrentes a esta estatueta. Na regra antiga, a pré-lista era feita por um grupo de cineastas voluntários, e só a partir daí todos votariam nos indicados.

A Academia ainda pretende afrouxar as regras de escolha dos filmes por país, antes o longa precisava estrear em um cinema local por sete dias, mas com o fechamento de cinemas em todo o mundo as situações estão sendo discutidas com cada país individualmente. Ainda assim, cada nação só pode escolher uma produção que não estreou nos Estados Unidos para a categoria.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags