Diversão e Arte

Playlist do Correio: Confira os lançamentos musicais da semana

O destaque da semana ficou pelo lançamento de uma faixa inédita do Oasis, banda separada há mais de 10 anos

Correio Braziliense
postado em 30/04/2020 14:30
Liam, do Oasis, lançou faixa inédita da banda
A pandemia está trazendo situações inusitadas na música: lives com milhões de visitantes e gravações de clipes e canções em casa, sem o auxílio de grandes equipes. Uma consequência do isolamento tem sido a volta de cantores, regravações, relançamentos e retornos no geral. Na música internacional, a playlist do Correio desta semana celebra o reencontro de grandes nomes da música com os fãs e as novidades musicais surpreendentes.



No entanto, nada foi tão inesperado quanto um lançamento da banda inglesa Oasis. Formado pelos irmãos Noel e Liam Gallagher, o grupo representou uma retomada da fama para a música britânica, utilizando de referências de Beatles e do rock inglês dos anos 1960 e 1970 para colocar o Reino Unido de volta ao mapa musical nos anos 1990 dominados pelo grunge do Nirvana. A banda está separada desde 2009 e é muito conhecida pelas brigas dos dois excêntricos irmãos que se insultam e xingam publicamente, mesmo às vezes assumindo que poderiam fazer uma reunião do grupo.

A faixa lançada foi Don’t stop…, uma demo que segundo Noel Gallagher foi gravada há pelo menos 15 anos e foi reencontrada sem data entre as bagunças do guitarrista e vocalista da banda. Com o jeito do Oasis que conquistou o mundo e chegou ser headliner do Rock in Rio de 2001, a canção é na voz de Noel, o que obviamente não agradou Liam. No Twitter, o também ex-vocalista do Oasis falou que se fosse para lançar material antigo da banda, que fossem coisas em que ele canta, em seguida xingou o irmão, para variar.

Outro retorno que movimentou a música, principalmente eletrônica, foi o do duo Icona Pop. Conhecidas desde 2012 pelo estrondoso sucesso de I love it, canção com participação de Charli XCX, as suecas Caroline Hjelt e Aino Jawo lançaram Right time e contaram com o apoio do Dj de house, Hayden James. A música marca a reaparição da dupla com material original. Mesmo fazendo sucesso no meio das músicas de pista de dança, os fãs ainda esperam um trabalho semelhante ao disco THIS IS… ICONA POP e um hit tão poderoso quanto o que as levou ao estrelato.

Uma das principais surpresas da semana não está exatamente em um lançamento, mas em um remix. Beyoncé aproveitou o tempo em casa para se juntar a nova sensação Megan Thee Stallion para uma regravação de Savage. A música é um dos maiores sucessos do rap no ano até então, isto tudo porque recebeu uma coreografia na rede social TikTok. 

Esta não é a primeira vez que Beyoncé regrava uma canção de sucesso com outro artista, a diva também fez um famoso dueto com Ed Sheeran para a canção Perfect. Para Megan, por outro lado, é um sinal de consolidação no cenário da música em um patamar mais alto. No início do ano, a rapper lançou Suga, o terceiro álbum de estúdio e mais famoso da carreira até o momento.

Ainda no pop, o cantor Todrick Hall lançou o EP de trabalho, Quarantine Queen. Diversas figuras famosas como Nicole Scherzinger e Jade Thirlwall colaboraram com as canções. As músicas são todas temáticas e os títulos são sugestões de atividades para serem feitas neste período de isolamento social. A faixa principal do EP é Mas(k)ot e está disponível na playlist da semana. 

Na música alternativa a maior novidade também veio de irmãs. A banda HAIM, formada por Danielle, Este e Alana Haim, lançou I know alone, mais uma do projeto Women in Music Part. III, o disco que estava marcado para ser lançado 24 de abril e, agora, tem nova data para 26 de junho. O novo trabalho das irmãs vem com uma série de clipes, muitos com o toque do diretor Paul Thomas Anderson, e busca ironizar com o título a ideia da pergunta “qual o lugar da mulher na música?”. Esta foi a quinta música liberada pelo trio e teve clipe gravado em casa, dirigido e coreografado de forma remota por Jake Schreier, diretor do Cidades de Papel e membro do grupo Francis and The Lights.
 
Música brasileira 

O grande destaque do cenário brasileiro foi o lançamento do disco em parceria entre Gilberto Gil e BaianaSystemGil Baiana Ao vivo em Salvador, que traz sete canções do repertório dos artistas, sendo só duas regravações, entre elas, Is this love de Bob Marley, que integra a playlist do Correio.

Para falar sobre a falta de um relacionamento amoroso durante o isolamento social, a cantora Mc Rebecca lançou a música Tô presa em casa. A canção foi gravada com o intuito de fazer com que o público se reconheça em situações de carência afetiva. 

Pineapple Storm comandou a playlist no quesito rap nacional. A gravadora, que é conhecida pelas cypher com diversos artistas brasileiros investe ora em love songs, ora em singles com letras que passam uma mensagem social de reflexão. Nesta semana, o grupo divulgou a música Apetite, do cantor Black. O trabalho fala sobre a realidade de uma pessoa negra e periférica. Além disso, a Pineapple lançou, também, o feat de Filipe Ret, Xamã e Chris, Bora ser. A canção é uma declaração amorosa para uma garota. 

*Estagiários sob supervisão de Adriana Izel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags