Diversão e Arte

Confira seis exposições disponíveis no Google Street View

As exposições conhecidas mundialmente já foram encerradas, mas na plataforma do Google é possível visitá-las virtualmente

Correio Braziliense
postado em 30/04/2020 15:30
'Uma sutileza' traz a escultura %u2018Marvelous Sugar Baby%u2019, de Kara Walker
O Google liberou uma lista com exposições que podem ser visitadas virtualmente, por meio da plataforma Street View. Ao todo, são seis mostras conhecidas mundialmente, que já foram encerradas, e estiveram disponíveis em países como França, Estados Unidos e Itália.

O Street View é um recurso do Google Maps e do Google Earth que disponibiliza vistas panorâmicas, o que permite que os usuários vejam partes de diversas regiões do mundo ao nível do chão. A visita completa às exposições está disponível neste link.

Os Cais flutuantes
Os Cais Flutuantes de Christo e Jeanne-Claude eram uma passagem temporária pelo lago Iseo, na Itália, que permitia aos visitantes andarem sobre as águas. A previsão era que cerca de 500 mil amantes da arte visitassem a exposição, mas o número final chegou a 1,2 milhão. Após 16 dias de execução, todos os componentes foram removidos e reciclados industrialmente, mas ainda é possível dar um passeio virtual pela passarela, sem o risco de se molhar.

Everywhere is anywhere is anything is everything
Traduzida para o português “Todo lugar é qualquer lugar é qualquer coisa é tudo”, a exposição explora a vida moderna. De autoria por Douglas Coupland, a exposição faz o visitante refletir sobre a vida, trazendo obras de arte que abordam como a internet e o amplo acesso às informações. É possível ver esculturas de lego, uma presa da baleia narval e frases como "Desculpe. Eu me perdi em uma distorção de gatinho do YouTube". 

Tour Paris 13
Pouco antes de ser demolido, um prédio abandonado no 13º distrito de Paris foi transformado na maior galeria de artistas de rua e grafiteiros já montado. Os apartamentos, escadarias e áreas externas do edifício foram transformados por 108 artistas de todo o mundo, levando o espectador a uma imersão total na arte urbana. O trabalho chegou a ser exibido por um mês. No Street View estão disponíveis todos os nove andares do projeto.

Bienal de Arte 2015
A Bienal de Veneza é uma exposição internacional que mostra o trabalho de centenas de artistas contemporâneos, realizado a cada dois anos, na Itália. A exposição Inclui pavilhões de mais de 90 países, que apresentam a obra do artista indicado em cada país. Na edição de 2015, o tema da Bienal foi Todos os futuros do mundo, com curadoria de Okwui Enwezor. 

Uma sutileza
Antigamente, uma sutileza era uma escultura de açúcar comestível consumida em banquetes, o que destacava a riqueza do anfitrião do jantar. A enorme esfinge da artista Kara Walker, coberta de açúcar, explora o lado oposto da doçura: a relação com a escravidão e o trabalho forçado usado para produção de açúcar. Construída na Domino Sugar Factory, no Brooklyn, Estados Unidos, a artista explorou o comércio e o excesso de trabalho de escravizados nos campos de cana em sua escultura Marvelous Sugar Baby

Arte em Alcatraz
Também em 2015, o artista chinês Ai Weiwei usou a ilha de Alcatraz para discutir questões sobre liberdade de expressão e direitos humanos. O artista planejou todo o trabalho em Pequim, depois de ter o passaporte confiscado pelas autoridades chinesas em 2011. Alcatraz foi uma fortaleza militar do século 19, uma penitenciária federal, um local de patrimônio e protesto dos nativos americanos e, agora, é um dos parques nacionais mais visitados dos Estados Unidos, se tornando um lugar para um diálogo sobre liberdade e justiça.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags