Correio Braziliense
postado em 30/04/2020 17:00
União Brasileira de Compositores (UBC) e o Spotify lançam um fundo de apoio a artistas e compositores afetados pela crise da Covid-19. As entidades abrem a campanha para doações da sociedade civil, por meio de uma plataforma de crowdfunding, na campanha Juntos pela música.
O movimento faz parte do projeto global Spotify COVID-19 Music Relief, em que a empresa irá igualar as doações arrecadadas via crowdfunding, em parceria com a UBC, para atender os artistas. Neste caso, o Spotify se compromete a equiparar a doação, para cada real doado pela sociedade, a empresa doará o mesmo valor. O fundo já nasce com R$ 1 milhão, sendo R$ 500 mil da UBC e outros R$ 500 mil do Spotify, destinados a milhares de artistas afetados pela quarentena.
Vários artistas de destaque nacional convocam o público a participar da ação divulgando o QR code em lives e redes sociais. Alceu Valença é um dos padrinhos da campanha, e fará live, em 3 de maio, às 18h, no YouTube, em apoio à Juntos pela música. O cantor também gravou um vídeo de divulgação para as redes sociais que tem participações de Ivete Sangalo, Caetano Veloso, Erasmo Carlos, Russo Passapusso, Paula Lima, Kell Smith, Romero Ferro e Celso Fonseca, entre outros, que já fizeram doações.
Sobre o auxílio
Auxílio a artistas será distribuído em quatro parcelas mensais. Para pleitear uma das ajudas, é preciso que o associado cumpra os seguintes requisitos:
• Ser filiado à UBC há pelo menos um ano;
• Já ter recebido um mínimo de R$ 800 e um máximo de R$ 12 mil da UBC em direitos autorais em 2019;
• Passar genuinamente por dificuldades financeiras devido às perdas causadas pelo novo coronavírus.
Uma força-tarefa da UBC analisará cada uma das solicitações.
Uma força-tarefa da UBC analisará cada uma das solicitações.
Podem solicitar a ajuda pessoas físicas e microempreendedores individuais. O benefício, uma iniciativa humanitária e de duração limitada, será na forma da ajuda mensal de R$ 400 a cada contemplado.
A UBC ressalta que a ajuda é emergencial e durará exclusivamente durante os quatro meses propostos. Os artistas podem solicitar auxílio no site da campanha, há um formulário, no qual o candidato à ajuda deverá informar dados pessoais (como nome completo e CPF) e responder a um questionário justificando a necessidade do auxílio: http://spotifyrelief.ubc.org.br.
Até o momento, mais de 140 artistas já receberam a primeira parcela do auxílio e mais de 800 já se cadastraram solicitando acesso ao programa, que dependerá das doações do público para chegar a mais artistas em situação de vulnerabilidade.
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