Diversão e Arte

Oficina on-line de sereiada, cultura original do DF, tem inscrições abertas

Interessados também poderão aprender a construir o próprio agbê, instrumento de origem africana que criou raízes no DF

Correio Braziliense
postado em 30/04/2020 20:00
Interessados também poderão aprender a construir o próprio agbê, instrumento de origem africana que criou raízes no DF
A batuqueira e dançarina brasiliense Júnia Cascaes oferecerá, a partir de 6 de maio, uma oficina virtual de Sereiada, manifestação cultural original do Distrito Federal que tem como base o agbê (instrumento percussivo de origem africana introduzido no Brasil pelos terreiros), a dança e o mito das sereia Luzia.

Tal mito e suas manifestações culturais foram inventadas pela própria Júnia, na mesma linha das invenções de cultura popular do grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro (do qual ela fez parte), que buscam criar uma identidade cultural e mitologia próprias do cerrado. Para a dançarina e percussionista, o agbê se tornou num elemento chave na elaboração desta identidade, e, segundo a tradição do Seu Estrelo, representa as águas do cerrado.

Saiba Mais

Para celebrar os sete anos de invenção e prática da sereiada, que há quatro anos é realizada em encontros semanais, será ministrada uma oficina com quatro encontros, às quartas feiras, para duas turmas – uma para iniciantes, às 18h30, e outra para intermediários, às 20h. O investimento é de R$ 160.  Na quinta-feira (7/5), às 19h, Júnia fará uma transmissão ao vivo pelo Instagram contando um pouco mais sobre o mito da sereia Luzia e as manifestações artísticas envolvidas.  

Quem quiser aprender a fabricar o próprio agbê poderá participar também de outra turma que começa na segunda-feira (4/5) e também terá quatro encontros, sempre às 10h. Neste caso, o valor é de R$ 100. Os interessados podem entrar em contato com o número 61 981470475 ou com @sereialuziaestrelamolhada, no Instagram e no Facebook.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags