Diversão e Arte

De graça e on-line: exibição de 14 obras de Domingos Oliveira

Circuito Infinitto de Festivais promove a obra do dramaturgo Domingos Oliveira, com direito a lives de atores renomados

Ricardo Daehn
postado em 05/05/2020 14:15

Maitê Proença é uma das presenças confirmadas nas lives promovidas pelo Circuito Infinitto de Festivais

Com abordagens sempre espirituosas e que traziam ares de renovação, o cinema despretensioso e divertido de Domingos Oliveira está cada vez mais disseminado, dada a renovação de sua obra pela atual exibição da série Todas as mulheres do mundo, pelo Globoplay.

Um ano depois da morte do dramaturgo, aos 82 anos, uma nova iniciativa partiu do Circuito Infinitto de Festivais (que terá festivais, em 2020, nas cidades de Nova York e Miami): com curadoria de Renata Paschoal, 14 obras de Domingos (com iclusão do inédito documentário Os 8 magníficos, último filme dele) foram selecionadas para exibição gratuita e on-line (acesse www.inff.online).

[SAIBAMAIS]

A iniciativa se estenderá até 31 de maio, período em que será possível acompanhar o brilho de atores como Aderbal Freire Filho, Sophie Charlotte, Orã Figueiredo e Alexandre Nero, todos em obras do cineasta carioca. Amor, vida, piscanálise, literatura e reflexões compõem a obra do diretor de fitas como Infância (2014), com Fernanda Montenegro; Paixão e acaso (2012); o debochado Todo mundo tem problemas sexuais (2008) e Primeiro dia de um ano qualquer (2015).

Inédito, o documentário Os 8 magníficos foi concebido como um encontro entre atores da estatura de Carolina Dieckman, o brasiliense Mateus Solano e Wagner Moura. Na fita, eles divagam sobre os propósitos da arte de representar, enquanto se preparam para um almoço de domingo. Também presente em muitos filmes do marido, a atriz Priscilla Rozenbaum também integra o festival em torno da obra do companheiro que sofria com Mal de Parkinson.

[VIDEO2]

Para complementar a mostra de filmes, lives com artistas como Maitê Proença, Maria Ribeiro e Betty Faria estão previstas, a partir do dia 7 de maio (sempre às 19h). A primeira convidada será Maitê.

[VIDEO3]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação