Diversão e Arte

Artista do DF lança webrádio com foco na valorização da cultura do pife

A Rádio Pife é voltada para cultura do pife, que é uma flauta transversal, feita geralmente de bambu

Correio Braziliense
postado em 05/05/2020 16:00
O artista Gabriel Raposo é o fundador da Rádio Pife
Forte no Distrito Federal graças ao Mestre Zé do Pife, pernambucano radicado na capital federal, que realiza, há mais de 15 anos, oficinas e atividades em Brasília, a cultura do pife ganha mais um fomento para divulgação da arte. O artista Gabriel Raposo, ou Raul do Pife, como foi batizado por Zé do Pife, segue o legado do mestre, de difundir e valorizar as bandas de pífanos e a cultura popular, agora lançando uma webrádio voltada para a manifestação cultural.

Importante atividade popular que tem como elemento principal o pife, uma flauta transversal, feita geralmente de bambu, as bandas de pife estão presentes, principalmente, em estados como Pernambuco, Ceará e Paraíba, compondo a programação de novenas e de festas que animam o público.

Saiba Mais

Neste mês de abril, o artista Gabriel Raposo deu início à Rádio Pife, que sintoniza diversos fazeres e saberes, tocando a arte de pifeiros rurais e das capitais do Brasil. A programação da rádio conta ainda com artistas independentes que mantém ligação com a cultura popular. Além de música, a rádio traz entrevistas, matérias, poesias, pesquisas e variados conteúdos que divulgam os trabalhos de mestres e brincantes da cultura popular.

A Rádio Pife tem 24h de programação por dia, e pode ser acessada por qualquer dispositivo com acesso à internet, por meio do link: https://radiopife.webradiosite.com.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags