Diversão e Arte

Morre, aos 73 anos, Florian Schneider, cofundador do Kraftwerk

O alemão criou, ao lado de Ralf Hütter um dos primeiros grupos de música eletrônica famosos

Correio Braziliense
postado em 06/05/2020 13:11
O alemão criou, ao lado de Ralf Hütter um dos primeiros grupos de música eletrônica famosos
Morreu, nesta quarta-feira (6/5), o músico Florian Schneider, cofundador ao lado de Ralph Hütter do grupo precursor da música eletrônica, Kraftwerk. O instrumentista tinha 73 anos e não teve a causa da morte divulgada até o momento. A família do artista confirmou a informação para a mídia francesa.

Florian nasceu em Dusseldorf na Alemanha e tinha a flauta e o violino como instrumentos principais, apesar de ter feito fama mexendo com sintetizadores e samples na música eletrônica. O artista é influência por ter sido pioneiro do estilo musical que tocava fazendo instrumentos em casa e muitas experimentações.

Saiba Mais

Kraftwerk foi criado em 1970, após um encontro de Florian Schneider e Ralph Hütter para tocar em um estúdio particular. O grupo tem 10 discos lançados e vários singles. Florian era responsável por fazer alterações de vozes e sintetizadores, além de tocar instrumentos de sopro nas músicas do grupo alemão. Em 2009, ele se despediu do Kraftwerk, tendo participado ativamente em nove álbuns.

O músico e instrumentista é considerado uma referência na música eletrônica por ter, junto com o Kraftwerk, criado instrumentos e mecanismos predecessores de tecnologias de sintetização de som. O grupo foi, por exemplo, um dos primeiros a usar o conceito de autotune, extremamente popular entre rappers e trappers na atualidade.

A influência era tanta, que David Bowie assumiu que admirava e se inspirava no trabalho do músico e escreveu a música V-2 Schneider, nomeada em homenagem a Florian. A faixa é a mais conceitual do disco Heroes de 1977, um dos mais famosos da carreira de Bowie.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags