Diversão e Arte

Playlist do Correio: Confira os lançamentos musicais da semana

Entre as músicas mais esperadas da semana está a parceria entre Ariana Grande e Justin Bieber, 'Stuck with u', e o EP de Milton Nascimento e Criolo

Correio Braziliense
postado em 08/05/2020 14:20
Capa do single de Ariana Grande e Justin Bieber
O mês de maio começou agitado no mundo da música. Ainda que em isolamento social, muitos artistas continuam produzindo conteúdo para o público. Alguns, utilizaram a semana para divulgar singles com declaração para as mães. Este é o caso de Gloria Groove, que lançou a Incondicional, que contou com a participação de Mama Groove, apelido carinhoso para Gina Garcia, mãe da artista. A letra da música fala sobre a relação de afeto entre mãe e filha.

Uma parceria cheia de cultura e boas intenções foi divulgada nesta semana. Milton Nascimento e Criolo estão juntos no EP Existe amorO trabalho conta com quatro faixas e, além disso, a produção arrecadará um fundo solidário para apoio à população em situação de vulnerabilidade que está sendo prejudicada com a nova pandemia. Entre as canções dispostas no conteúdo musical há a releitura da música Não existe amor em SP, a composição Cais, as músicas Dez anjos e O tambor

Outra colaboração que deu o que falar foi entre Emicida e Zeca Pagodinho. A música, intitulada Quem tem um amigo tem tudo faz parte do novo EP do rapper, também com este nome. A letra foi escrita como uma homenagem ao sambista Wilson das Neves. Já o videoclipe do single, foi inspirado na animação japonesa Dragon Ball. Emicida se tornou, então, o protagonista do programa, Goku, e Zeca Pagodinho interpreta o mestre Kame. Os dois partem em busca de uma aventura nas nuvens.

O cantor Dilsinho e a musa pop Luísa Sonza também se uniram em uma nova música de trabalho. Não vai embora fala sobre o término de um relacionamento que ainda nutre sentimentos por ambas as partes. A produção é de pagode e é uma boa pedida para relaxar no fim de semana. Já o grupo de rap 3030 lançou Oração. A intenção do novo single é pedir para que a população ore por tempos melhores e que o público tenha esperança de que este momento de caos será passageiro.

A ex-BBB 20, Manu Gavassi, mal saiu da casa e já está a mil em novas divulgações musicais. Nesta sexta, a artista lançou um trabalho conjunto com o cantor Zeeba, conhecido por ser a voz das músicas do Alok. A canção se chama Eu te quero e tem uma pegada orgânica e romântica, ideal para curtir a dois.


INTERNACIONAL

A semana da música internacional variou entre lançamentos esperados há algum tempo e surpresas interessantes. Artistas há tempos paradas deram as caras, e grandes nomes da indústria apresentaram novidades. De Bob Dylan a Ariana Grande e Justin Bieber, a playlist prova que o movimento permanece o mesmo no mundo musical, mesmo com todos em casa respeitando o isolamento social.

As novidades foram de grande magnitude, a começar pelo vencedor do Oscar, Grammy, Pulitzer e Nobel, Bob Dylan. Com o single False prophet, o artista sai aos poucos de um hiato de oito anos sem lançar inéditas. Junto com a música, o lendário compositor anunciou Rough and rowdy ways, primeiro disco desde o The tempest de 2012, para 19 de junho. A nova canção tem um tom crítico, mas, desta vez, tem duração usual, afinal o primeiro single apresentado, Murder most foul, assustou aos fãs por ser uma canção de 17 minutos.

O estilo de Bob Dylan permanece, com origem no folk sem abrir mão da guitarra e um canto quase recitado. Mesmo aos 78 anos e com mais de 60 álbuns, contando regravações, coletâneas, produções ao vivo e trabalhos colaborativos, o compositor experimenta só agora, com 58 anos de carreira, sensações como aparecer no topo de paradas musicais. Justamente a canção de 17 minutos alcançou o primeiro lugar em uma das listas da Billboard. Dylan tem nos novos tempos a oportunidade de aparecer para um público que não teve contato com as composições que marcaram gerações.

Os fãs do pop tiveram a espera recompensada também. A aguardada colaboração entre Ariana Grande e Justin Bieber é o principal lançamento do mainstream desta semana. Muito antecipada, Stuck with U fala sobre o tempo em casa e o romance em tempos de quarentena. Com vocais potentes de Ariana Grande e uma roupagem de balada pop, a canção lembra trabalho mais antigos das duas estrelas e é uma aposta para ocupar aquele espaço de dueto amoroso das rádios que sempre faz muito sucesso.

A canção teve um clipe lançado em que mostra várias gravações de pessoas dançando com pares em casa. Além de Justin com Hailey Bieber e Ariana com Dalton Gomez, o clipe contou com participação de Chance The Rapper, Michael Bublé, Jaden Smith, Demi Lovato, Kylie e Kendall Jenner.

O pop também teve uma surpresa boa com a reaparição de Sia. Sempre com os potentes vocais, a cantora australiana que, dificilmente mostra o rosto em público, apresentou Saved my life, primeira novidade solo desde um disco de Natal de 2017. A curiosidade fica por conta de quem escreveu a canção. Conhecida como uma prolífica letrista e compositora, Sia desta vez cantou as palavras de Dua Lipa. Com esta composição, a jovem britânica não só lançou um dos álbuns mais comentados do ano, como vem se consolidando como figura importante nos bastidores da indústria fonográfica.

Nesta semana houve um lançamento com tom de despedida. Gorillaz apresentaram How far?, mais uma do projeto Song Machine. A canção não estava marcada para esta data, mas foi adiantada por Damon Albarn devido a morte de Tony Allen, criador do afrobeat e artista convidado para a canção que morreu semana passada. A capa do single fez homenagem ao baterista com todos os personagens de desenho animado da banda fazendo reverência ao artista. A produção também conta com o grime de Skepta.

Seguindo na música alternativa, Hayley Williams finalmente lançou a versão final do álbum Petals for armor, primeiro disco solo da cantora conhecida por dar voz a banda Paramore. O trabalho já conta com sucessos como Simmer e Dead horse, pois foi sendo divulgado em duas partes. Com as novidades, Hayley mergulha de vez em um som menos mainstream como já havia feito no After laughter, último disco do Paramore lançado em 2017. Esta também é a primeira que Williams se envolve em todas as partes da produção, tendo dedo até no instrumental do álbum.

O rap e o trap tiveram um lançamento importante, o trio avassalador Migos veio com Taco Tuesday. Quavo, Offset e Takeoff, rappers conhecidos pelo estilo de vida ostentador, estavam trabalhando em produções solos, mas vez ou outra apresentavam novidades como grupo para os fãs. Quavo, inclusive, foi atração principal no festival Cena 2k19, em novembro do ano passado. A expectativa é que o trio apresente um novo álbum dois anos após o sucesso do Culture II.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags