Diversão e Arte

Conhecido pelo trabalho como ator, Antonio Calloni volta a lançar romance

'Filho da noite' é a mais nova obra do ator. Processo de produção e lançamento do livro muitos anos

Correio Braziliense
postado em 09/05/2020 06:05
Antonio Calloni
Aos 58 anos, Antonio Calloni viveu de tudo na televisão, no cinema e nos palcos numa carreira que teve início nos anos 1980. No fim dos anos 1990 se enveredou também por outra vertente artística: a escrita. A estreia foi com Os infantes de dezembro em 1999. Vinte e um anos depois do primeiro livro -- e do lançamento de alguns outros -- divulga, neste ano, o romance Filho da noite, que chega após a saída da televisão com o término de Éramos seis.

“É tudo farinha (a atuação e a literatura) do mesmo saco. E que farinha! Para mim, criatividade (arte) é investigação, prazer e provocação. O escritor é mais despudorado, “honesto”, sem filtro. O ator tem o filtro do personagem, mas não deixa de se entregar aos leões. É uma entrega absoluta! Criar é fascinante e o trânsito entre essas duas áreas é fácil, familiar e prazeiroso”, afirma em entrevista ao Correio.

Publicado pela editora Valentina, Filho da noite foi um livro que contou com processo longo de criação por Calloni. A ideia da obra surgiu ainda em 1990, a partir do espetáculo Ábaco, quando o ator estreou nos palcos. Porém, a escrita do livro teve início apenas em 2013.

A obra mistura diferentes gêneros, passando pelo terror psicológico e pelo humor com toques de surrealismo, para retratar duas histórias distintas divididas em duas partes. Na primeira, o leitor acompanha Agenor, um homem que perdeu o filho e a esposa e acaba sendo salvo por uma mulher negra e pobre que sonha em se casar. Enquanto na segunda, o foco é o investigador Antonio, que está ligado aos acontecimentos da primeira parte.

“Difícil localizar um autor específico (que o inspirou). Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Garcia Marques, Edgar Allan Poe... Esses gênios, talvez, tenham sussurrado um pouco mais alto nos meus ouvidos. Não tenho certeza”, comenta. Para o ator, a principal mensagem do livro é: “A única saída é a vida. E ela sempre ganha. Vida é invenção. Invente a sua da forma mais prazeirosa possível”.

Filho da noite
De Antonio Calloni. Editora Valentina, 160 páginas. Preço: R$ 34,90. Informações em www.antoniocalloni.com.  Instagram: (@antonio_calloni)

Entrevista // Antonio Calloni


Em meio a esse período de isolamento, tem se falado muito da importância da arte. Você acha que a percepção sobre a arte será diferente no momento pós-covid-19?

Espero que as pessoas percebam o valor imenso da arte. Com certeza, essa percepção vai aumentar e se solidificar. A arte estimula e aumenta a vida. Melhora a capacidade de discernimento. Educa. Enobrece. A cultura, a arte, além de tudo, estão entre os setores mais lucrativos do país. Geram emprego e riqueza. Estamos descobrindo maneiras de sobreviver nessa crise. O processo não para e a internet é uma ferramenta fundamental.

O que você tem feito na quarentena?

Musculação, leitura, maratona de séries, alimentação saudável e leitura de poesias no meu Instagram (@antonio_calloni). Quarentesia na veia! É o nome do meu “projeto” no Instagram. Graças ao bom Deus e ao nosso amor, estou passando a quarentena com minha mulher, Ilse, e falo constantemente com meu filho, Pedro, que mora em Los Angeles.

Você tem transitado na carreira de ator em diferentes personagens. Como é esse seu processo de transição de um personagem para o outro?

Nada que é humano me é estranho. Tenho (temos) todas as possibilidades dentro de nós. Somos capazes de amar, odiar, destruir, construir... E mais algumas milhares de coisas. Fazer as escolhas “certas” na vida e na construção do personagem é sempre o melhor caminho. E os caminhos mudam. A vida está sempre em movimento. Acompanhemos esse movimento da forma mais divertida possível.

Quais personagens e produções te marcaram na trajetória?

O Bartolo de Terra Nostra. O Mohammed de O Clone, o personagem que fiz no teatro (Karl Marx) e que me rendeu o Prêmio Molière de melhor ator de 1990 no espetáculo, A secreta obscenidade de cada dia, Roger Sadala da série, Assédio e, sem dúvida, Júlio Abílio de Lemos da novela, Éramos Seis.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags