Correio Braziliense
postado em 09/05/2020 04:06
Aos 58 anos, Antonio Calloni viveu de tudo na televisão, no cinema e nos palcos numa carreira que teve início nos anos 1980. No fim dos anos 1990 se enveredou também por outra vertente artística: a escrita. A estreia foi com Os infantes de dezembro em 1999. Vinte e um anos depois do primeiro livro lança, neste ano, o romance Filho da noite, que chega após a saída da televisão com o término de Éramos seis.
“É tudo farinha (a atuação e a literatura) do mesmo saco. E que farinha! Para mim, criatividade (arte) é investigação, prazer e provocação. O escritor é mais despudorado, “honesto”, sem filtro. O ator tem o filtro do personagem, mas não deixa de se entregar aos leões. É uma entrega absoluta! Criar é fascinante e o trânsito entre essas duas áreas é fácil, familiar e prazeiroso”, afirma em entrevista ao Correio.
Publicado pela editora Valentina, Filho da noite foi um livro que contou com processo longo de criação por Calloni. A ideia da obra surgiu ainda em 1990, a partir do espetáculo Ábaco, quando o ator estreou nos palcos. Porém, a escrita do livro teve início apenas em 2013.
A obra mistura diferentes gêneros, passando pelo terror psicológico e pelo humor com toques de surrealismo, para retratar duas histórias distintas divididas em duas partes. Na primeira, o leitor acompanha Agenor, um homem que perdeu o filho e a esposa e acaba sendo salvo por uma mulher negra e pobre que sonha em se casar. Enquanto na segunda, o foco é o investigador Antonio, que está ligado aos acontecimentos da primeira parte.
“Difícil localizar um autor específico (que o inspirou). Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Garcia Marques, Edgar Allan Poe... Esses gênios, talvez, tenham sussurrado um pouco mais alto nos meus ouvidos. Não tenho certeza”, comenta. Para o ator, a principal mensagem do livro é: “A única saída é a vida. E ela sempre ganha. Vida é invenção. Invente a sua da forma mais prazeirosa possível”.
Filho da noite
De Antonio Calloni. Editora Valentina, 160 páginas. Preço: R$ 34,90. Informações em www.antoniocalloni.com. Instagram: (@antonio_calloni)
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.