Diversão e Arte

Pinacoteca de São Paulo disponibiliza acervo de obras audiovisuais on-line

O projeto ficará aberto de 12 de maio a 3 de agosto e conta com a exposição de cinco obras de vídeo e filme

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 13/05/2020 18:00
Cena do vídeo 9493, dirigido pelo artista Marcellvs L, em 2011
Em decorrência do novo coronavírus e do fechamento de estabelecimentos por causa da quarentena, a Pinacoteca de São Paulo, um museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado optou por abrir a versão virtual de exposições de vídeos e filmes. Serão, ao todo, cinco obras disponibilizadas pelo site (www.pinacoteca.org.br) de 12 de maio a 3 de agosto.

As filmagens expostas na Pinacoteca on-line contemplam a mostra Distância e apresentam Da janela do meu quarto, de Cao Guimarães; O batedor de bolsa, de Dalton Paula; Tarefa I, de Letícia Parente; 9493, de Marcellvs L.; e A banda dos sete, de Sara Ramo. Segundo Ana Maria Maia, curadora da exposição, as obras têm um propósito em comum, mesmo que minimamente. ;Esses filmes e vídeos têm em comum o ponto de vista de sujeitos por alguma razão apartados de uma sociabilidade imediata;, explica em comunicado oficial.

[SAIBAMAIS]Além das obras audiovisuais, a equipe responsável pelo museu preparou um arsenal on-line, pela página da Pina no Instagram. O projeto chama #PinaDeCasa e tem como finalidade postar, diariamente, curiosidades a respeito de obras artísticas. No mais, aos sábados, às 11h, ocorrem lives com diversos convidados renomados no cenário cultural, como Os Gêmeos e Guilherme Wisnik.

O site da Pinacoteca disponibilizou ainda um Tour Virtual em 3D pelo local, que também pode ser acessado pelo Google Arts and Culture.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação