Diversão e Arte

Cíntia Chagas ensina lições de português em livro sobre relacionamentos

'Um relacionamento sem erros (de português)' é o segundo livro da carreira da professora mineira

Adriana Izel
postado em 15/05/2020 10:55
Cíntia Chagas lança Um relacionamento sem erros (de português)
A professora e escritora Cíntia Chagas se tornou conhecida graças ao modo diferenciado de ensinar português, em um método que une histórias e os ensinamentos da gramática. ;Esse é o meu jeito de lecionar. Como boa mineira, amo contar ;causos;. Certa vez, fiz uma pesquisa, com mais de 100 alunos sobre a minha aula. Perguntei o que ela tinha de especial. A resposta foi unânime: com as suas histórias, a gente aprende sem perceber. Chamam-me de Sherazade (das Mil e uma noites) da língua portuguesa;, diz, entre risos.

O que a mineira levava para as salas de aula, agora, está também nos livros com o lançamento da segunda obra da carreira, Um relacionamento sem erros (de português), sucessor do best-seller Sou péssimo em português. Desta vez, Cíntia conta a história do próprio relacionamento, do início até o casamento, para abordar lições da língua portuguesa. A temida crase, figuras de linguagem e as novas regras ortográficas estão entre os mais de 100 temas da obra.

As lições apareceram no processo final da escrita da obra. Primeiramente, Cíntia focou na narrativa, que traz a história de como mesmo com o ;dedo podre; ; que ela havia contado no primeiro livro ; conseguiu encontrar a ;versão masculina dela;, o psicanalista Luiz Fernando Garcia, com quem casou em setembro do ano passado. Tudo isso por meio de uma linguagem descontraída, engraçada e simples. ;Fui escrevendo e acrescentando as lições de português de acordo com o enredo;, explica.

Paralelamente à escrita, a mineira dá dicas nas redes sociais, onde tem falado muito sobre a quarentena e feito campanha para o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). ;É importante separar um horário para os estudos e segui-lo à risca. Também é preferível dividir três horas em três a estudar três horas sem parar. Além disso, se possível, o estudante deveria separar um lugar reservado e silencioso para estudar;, diz, dando dicas de métodos de estudo durante o isolamento social.



Três perguntas / Cíntia Chagas

Você já tinha se tornado bastante conhecida por Sou péssimo em português. Como esse livro mudou sua vida?
Ganhar a alcunha de escritora best-seller imprimiu mais respeito ao meu nome. Mas, para mim, contou muito o contato com os leitores. Conhecer as pessoas nos lançamentos foi sensacional. Aliás, um dos públicos mais carinhosos que tenho é o de Brasília, se não for o mais carinhoso. Foram tantos abraços, tanto carinho... Guardo os brasilienses no coração.

Você tem outros projetos literários em vista?
Ainda não. Preciso esperar os lançamentos do Um relacionamento sem erros para pensar nisso. Mas tenho uma ideia de novo livro, sim.

Sobre o que você é mais questionada nas redes sociais?
Sobre como melhorar o português dos filhos. Tenho um público de mães muito preocupado com a linguagem dos filhos.


Um relacionamento sem erros (de português)
De Cíntia Chagas. HarperCollins Brasil, 144 páginas. Preço médio: R$ 34,29 (físico) e R$ 22,41 (e-book).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação