Diversão e Arte

Coletivo 1/4 Club cria festival com três palcos e 16 horas de festa

O evento on-line 1/4 Fest: de Quarto em Quarto começa neste sábado (23/5), às 15h, e termina no domingo (24/5), às 7h

Correio Braziliense
postado em 21/05/2020 13:00
Dj Bicudo é residente, curador e produtor técnico do coletivo 1/4 Club
Depois de realizar sete edições de shows on-line semanais, o coletivo 1/4 vai alçar voos maiores. Neste sábado (23/5), a partir das 15h, será realizado o 1/4 Fest: de quarto em quarto, que terá três palcos simultâneos, um lounge, mais de 16 horas de festa e 35 artistas do Brasil e Portugal como convidados, terminando apenas no domingo (24/5), às 7h.

Criado em março deste ano, durante a quarentena, em Lisboa, o coletivo teve que migrar para as festas on-line, já que previam um evento físico para abril. “Queríamos criar a festa que sempre quisemos ir em Lisboa. Antes da pandemia ganhar grandes proporções montamos, então, um projeto para ser realizado fisicamente no começo de abril, mas na primeira semana de casos em Portugal já percebemos que teríamos que cancelar o evento. Foi aí que mudamos tudo e surgiu o 1/4: em dois dias reorganizamos todo o conceito e migramos pro ambiente virtual”, diz Pedro Ribeiro, membro do coletivo. 

De acordo com o artista, a escolha da plataforma também foi importante: “Escolhemos o Zoom, já que acreditamos na interação das pessoas e não apenas ao assistir a live, como acontece no Instagram ou no YouTube”.

A ideia de criar um festival tão grande foi recente: “Há duas semanas, pensamos no que ainda não tínhamos visto na internet: um festival que seguisse os mesmos moldes de um festival físico, ou seja, vários palcos, várias horas e uma cambada de artistas juntos e se interagindo. Como tudo hoje é uma corrida contra o tempo, marcamos uma data para duas semanas depois (sábado) e montamos tudo com muita adrenalina, correria e vontade de fazer acontecer. E está acontecendo”.

O coletivo é formado por quatro amigos e produtores ligados à indústria do cinema e do audiovisual, além de quatro apaixonados por música. Guilherme Delarmelindo é designer e diretor criativo da 1/4; Ísis Prujansky é produtora audiovisual e produtora executiva e comercial do coletivo; Bicudo é Dj residente, curador e produtor técnico da 1/4; e Pedro Ribeiro, é artista visual, curador e responsável pela comunicação do grupo 1/4.

Assim como o evento, as reuniões de Guilherme Delarmelindo, Ísis Prujansky, Bicudo e Pedro Ribeiro são por videoconferência

Segundo Pedro, quem pensa que produzir um evento on-line é fácil, está errado. “Nos livramos de algumas tretas e ganhamos tantas outras. Não temos como correr, falar pessoalmente, dar sinais, nada que seja usado numa situação de produção normal. Por isso, temos que usar mensagens a todo momento e ligações quando necessárias. A velocidade e estabilidade da internet de tantas pessoas envolvidas ainda é o grande desafio, porque mesmo com todos os testes feitos antecipadamente, na hora tudo sempre pode mudar”, diz.

A escolha dos 35 artistas engloba todas as regiões do Brasil e de Portugal, trazendo em maioria mulheres e representantes da comunidade LGBTQIA. “Resolvemos chamar alguns Djs que já haviam colaborado conosco, antecipar alguns convites que estávamos guardando para outras festas e então montar um line com gêneros e backgrounds distintos, no som e nas performances. Temos representantes de todas as regiões do Brasil e também de Lisboa, incluindo uma grande parcela de mulheres e membros da comunidade LGBTQIA”, completa Pedro.

Os ingressos para o evento estão disponíveis no Sympla, com contribuição mínima de R$ 10, que será revertida para todos os colaboradores do evento como artistas e produtores. Todas as informações serão divulgadas pelo Instagram do coletivo @umquartoclub.

Confira o line-up:

Palco Tropical  - das 15h até às 23h

Apresentado por Laura Damasceno

Amplis (Transa!) - Belo Horizonte
Benjamin Ferreira (Midnight Riot!) - São Paulo
Miss Tacacá (Taka Night) - Belém
Nuven (Balaclava) - São Paulo
Rodrigo Bento (Pilantragi) - São Paulo
Sidou (Caule) - Belém
Trypas Corassão - Lisboa
Zek Picoteiro (Lambateria) - Belém
Guma (Coquetel Molotov) - Recife
Gab Ferreira (Coquetel Molotov) - Santa Catarina

Palco Discothèque - das 17h até às 3h

Apresentado por Linda Green

Bicudo (1/4) - Lisboa
Camões B2B Martha Pinel (Delicia/Croma) - Rio de Janeiro
From House To Disco - São Paulo
Jv (Revérse) -  Recife
Linda Green - São Paulo
Mientras Dura - Belo Horizonte
Tooleo (Discothèque) - Belo Horizonte
Tríade Djs - São Paulo
Venga Venga - Lisboa
Warehouse Djs - São Paulo

Palco Techno - das 19h até às 5h 

Apresentado Por Glico Gênio

Cashu B2B Victin (Mamba Negra/Bicuda) - São Paulo
Fritzzo (Plano/Pane) -  Porto Alegre
GB (Base) - Porto Alegre
Jota Januzzi (1010) - Belo Horizonte
L_cio (Capslock/Doc) - São Paulo
Lagoeiro B2B Ianzona (Masterplano) - Belo Horizonte
Larissa Jennings (Festa até às 4) - Rio De Janeiro
Marina Kumara (Utrópica) - Fortaleza
Supololo (Masterplano) - Belo Horizonte
Tessuto (Capslock) - São Paulo

Lounge Veneno - das 21h até às 7h

Annyllynna (Caldo) - São Paulo
Arda Nefasta - Rio De Janeiro
Aretha Sadick - São Paulo
Gui Mauad (Kode) - Rio De Janeiro
Irina Gatsalova - São Paulo
Kitty Kawakubo - São Paulo
Luiza Braz Batista - Belo Horizonte/Trier
Luscafu - Belo Horizonte
Rezm Orah - Belo Horizonte/Lisboa
Luara Perdonati - São Paulo

*Estagiário sob a supervisão de Adriana Izel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags