Diversão e Arte

Autora de 'Pequenos incêndios por toda parte' fala sobre livro e minissérie

Best-seller 'Pequenos incêndios por toda parte', de Celeste Ng, ganha versão em streaming que estreia nesta sexta-feira (22/5) no Brasil. Com exclusividade ao Correio, autora fala das inspirações e das mudanças na adaptação

Correio Braziliense
postado em 22/05/2020 06:02
Original do streaming Hulu, minissérie da obra estreia na Amazon Prime Vídeo
A adaptação de obras literárias para o audiovisual é algo bastante comum, principalmente, se as produções tiveram sucesso nas vendas. Best-seller de 2018, o livro Pequenos incêndios por toda parte (Little fires everywhere, em título original), da Editora Intrínseca, é um desses exemplos. Escrito pela norte-americana Celeste Ng, o material deu origem a uma minissérie homônima protagonizada por Kerry Washington (Scandal) e Reese Witherspoon (Big little lies) — em que a autora é uma das produtoras ao lado das atrizes —, que estreou em março deste ano no Hulu. A partir desta sexta-feira (22/5), os oito episódios da trama chegam ao catálogo da Amazon Prime Vídeo para os brasileiros.

“Desde o início, a equipe que montou a série — Reese Witherspoon e a produtora dela, Hello Sunshine, Kerry Washington e a produtora Simpson Street, a showrunner Liz Tigelaar e todos no Hulu — tiveram muito amor e respeito pelo livro. Todas as pessoas o leram e pensaram nele com muito cuidado. Gostei de trabalhar e ver como tornaram a minissérie um pouco diferente, adicionando novas camadas aos personagens e explorando temas do livro de maneira ligeiramente distintas, mas mantendo-se fiel ao coração da história. Foi realmente uma experiência maravilhosa”, explica Celeste Ng em entrevista exclusiva ao Correio.

A versão em minissérie acompanha as duas protagonistas do livro: Elena Richardson, vivida por Reese, e Mia Warren, papel de Kerry. As personagens são verdadeiros opostos. Enquanto Elena é uma jornalista sistemática e com os privilégios da classe média alta, Mia é uma mulher negra, artista anárquica, misteriosa, “quebrada, financeiramente falando” e que muda frequentemente de cidade. As duas foram inspiradas em partes diferentes da própria autora. “Mia e Elena são muito diferentes, são dois lados da mesma moeda. Ambas são incrivelmente rígidas em seus estilos de vida, apenas veem o mundo de maneiras opostas. Mia é tão fanática por sua arte, como Elena por seguir regras. Tenho partes de ambas dentro de mim: amor ordem e planejamento, como Elena, mas também sou uma pessoa criativa, como Mia, e gosto de quebrar barreiras”, comenta.

A vida das duas protagonistas da obra se entrelaça quando Mia chega até Shaker Heights, cidade de Ohio, nos Estados Unidos, e aluga uma das casas de Elena. A ideia era passar pouco tempo no lugar, apenas o bastante para mais uma das criações artísticas da personagem. No entanto, ao perceber a animação da filha Pearl (Lexi Underwood) com a cidade, ela aceita ficar permanentemente no local. Para bancar a vida no subúrbio, topa trabalhar na casa de Elena, como uma espécie de governanta. A partir daí, os conflitos de valores das personagens entram em combustão dando liga para a narrativa. Sem falar nos caminhos que se cruzam a todo momento, seja num mistério envolvendo a maternidade de uma criança, seja nas relações que os filhos das personagens criam ao longo da história.

Impressões


À primeira vista, tanto o livro quanto a minissérie podem parecer se tratar de um suspense, já que começam a partir de um incêndio para, então, retornar a história que leva até o fato. No entanto, Pequenos incêndios por toda parte nada mais é do que uma história de personagens, em que cada um tem a trajetória delineada — indo além da dupla de protagonistas e explorando familiares, colegas de trabalho, vizinhos e até a cidade (muito mais do que um cenário) — e, por meio disso, são inseridos temas como maternidade, racismo, privilégio, sexismo, aborto e sexualidade.

Celeste Ng (c), autora do livro, também foi produtora e roteirista da minissérie

“Quando as pessoas são confrontadas com temas políticas, como aborto, racismo ou sexismo nas notícias ou na não ficção, às vezes sentem que estão sendo ensinadas, fecham as mentes e param de ouvir. A ficção tem a capacidade de criar uma pequena distância mental: o escritor não está falando sobre você, mas sobre personagens inventados. Essa distância permite ao leitor olhar para o problema de maneira mais objetiva. Como escritora de ficção, acho que meu trabalho não é apresentar respostas, mas levantar questionamentos no leitor: “Eu faria o mesmo que Elena Richardson? O que penso sobre as atitudes de Mia? Por que acredito nisso? Ver esses personagens me faz pensar sobre mim de maneira diferente?”, explica.

Em Pequenos incêndios... não há vilões e nem mocinhos. A obra faz questão de derrubar esses paradigmas. Os personagens são humanos com defeitos e qualidades, com erros e acertos. Cabendo ao leitor ou ao espectador avaliar toda a história contada, que tem momentos surpreendentes, principalmente, quando revela o passado das protagonistas.

Capa do livro Pequenos incêndios por toda parte, de Celeste Ng
Pequenos incêndios por toda parte
De Celeste Ng. Tradução: Julia Sobral Campos. Editora Intrínseca, 416 páginas. Preço médio: R$ 44,90 e R$ 29,90 (e-book).

Celeste Ng se inspirou na vivência em Shaker Heights para criar a história do livro

Entrevista / Celeste Ng


Você morou em Shaker Heights. A história do livro veio de algo que você vivenciou lá?

Escrevi Pequenos incêndios por toda parte porque queria entender a minha cidade natal — todas as partes boas e não tão boas. A história do romance é completamente inventada, mas minhas experiências em Shaker Heights deram origem aos temas que o livro explora: privilégio, poder e boas intenções vs. deficiências humanas.

O título do livro tem a ver, é claro, com os incêndios que acontecem em pequenas partes da casa, mas também, de certa forma, falam sobre os pequenos eventos até o fato em si. Como foi trabalhar um enredo com tantas perguntas e tanta profundidade em diferentes personagens?

Me senti como um diretor com um elenco muito grande! Foi muito divertido dar a cada personagem tempo nos holofotes. Até personagens muito menores, como o vizinho de Mia, ou o oficial de justiça no tribunal, têm alguns momentos para compartilhar seus pensamentos ou histórias. Eu queria lembrar o leitor de que todo mundo tem sua própria história e vida, mesmo que vejamos apenas uma pequena parte dela esse romance. Ninguém nunca conhece a história completa de ninguém.

Quanto às diferenças entre o livro e a minissérie, o que você achou delas?

Era muito importante para mim que a minissérie tivesse espaço para se tornar algo próprio. Parte da alegria de uma adaptação é que você consegue ver como um artista diferente interpreta a mesma história. Quando os roteiristas sugeriram cada mudança, fiquei realmente empolgada! Existem várias diferenças entre o livro e a minissérie — alguns menores e outros muito maiores —, mas para mim todos parecem verdadeiros para os personagens e os temas. Alguns deles, como a sexualidade de Izzy (não abordada no livro) e a escolha por Kerry Washington como Mia (uma atriz negra, no livro não há menção a cor da personagem), permite que a série explore questões que não pude explorar no romance.

Existe uma possibilidade de uma sequência do livro e da minissérie?

No momento, tudo o que sei sobre as famílias Richardson e Warren está escrito. Não tem mais nenhuma história deles para contar, mas é claro que os personagens ainda estão vivos no meu coração. Talvez um dia eles voltem e me digam o que estão fazendo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Celeste Ng com as atrizes de Little fires everywhere
    Celeste Ng com as atrizes de Little fires everywhere Foto: Amazon Prime Vídeo/Divulgação
  • Celeste Ng
    Celeste Ng Foto: Kevin Day/Divulgação
  • Capa do livro Pequenos incêndios por toda parte, de Celeste Ng
    Capa do livro Pequenos incêndios por toda parte, de Celeste Ng Foto: Editora Intrínseca/Divulgação

Tags