Diversão e Arte

Rapper X representa o hip-hop do Centro-Oeste na Viradinha Cultural Virtual

Evento de poesia ocorre em 5 de junho na internet

Correio Braziliense
postado em 26/05/2020 12:30
X será mediador nas categorias de poesia ritmada
O rapper do Distrito Federal X, do grupo Câmbio Negro, vai representar o hip-hop do Centro-Oeste no encontro de poesia Viradinha Cultural Virtual, evento on-line com transmissão no Instagram criado pela Associação Adianto, juntamente com a Cogito Editora, com o apoio da Lasap Art e ID Ateliê. 

O artista foi convidado pelos organizadores do evento para ser mediador das apresentações de poesias dos participantes, em 5 de junho. “A proposta do evento é instigar que as pessoas coloquem a mente para funcionar por meio da poesia nesse momento de isolamento social. Queremos trazer uma aproximação das pessoas com a poesia, seja ela escrita, ou falada, dessa forma virtual”, conta X em entrevista ao Correio.

Para X, representar o rap do Centro-Oeste é de extrema importância. “Eu me sinto lisonjeado em poder representar minha região. Sinto que esse trabalho e história que venho fazendo há mais de 35 anos está colhendo bons frutos, respeito e consideração das pessoas”. 

Viradinha Cultural Virtual

A Viradinha Cultural Virtual estimula a poesia por meio de um concurso dividido em três categorias: poesia ritmada crítica, ritmada ecológica e poesia romântica. A abertura do evento será às 20h e ficará por conta da poesia ritmada, sendo MC’s os anfitriões para a temática da poesia ecológica e crítica. Após as 22h, para maiores de 18 anos, a poesia romântica será a norteadora da noite. A programação terá como mediadores, poetas representantes de todas as cinco regiões brasileiras.

Os interessados devem se inscrever pelo formulário disponível no link. Depois é preciso anexar o arquivo da poesia autoral e disponilizar, até a próxima terça-feira (2/6), o link para que os vídeos, num formato de até 2 minutos e 30 segundos, sejam encontrados para avaliação. Para a categoria de poesia romântica, apenas maiores de 18 anos podem participar, anexando o documento que comprove a idade.

A seleção será por votação aberta ao público. Todos os vídeos que atenderem aos requisitos, serão adicionados no canal do evento no YouTube, em uma playlist. Os 10 vídeos que obtiverem o maior número de curtidas, por região, serão selecionados para as lives do dia 5 de junho, que concorrerão aos prêmios. No dia do evento, todos os pré-selecionados irão recitar os poemas inscritos no concurso e, a partir, das 20h será aberta votação no sistema indicado nas redes sociais do evento.

O evento também arrecadará doações com uma vaquinha: 50% valor arrecadado será para a instituição APAE de Casimiro de Abreu, no Rio de Janeiro, e 50% será dividida entre os vencedores de cada categoria. 

Em tempos de isolamento social, a poesia pode ser uma válvula de escape, pois é uma forma de expressar os sentimentos. “A poesia é importante sempre, mas principalmente neste momento que as pessoas estão isoladas dos seus trabalhos, amigos e familiares. O mundo todo está vivendo um momento de angústia, tristeza e depressão, o Brasil está com mais de 23 mil mortes até o momento. Então é importante que a gente ocupe a cabeça das pessoas, o tempo. Não é fácil ficar isolado em casa por muito tempo. É importante levar cultura, arte e divertimento para as pessoas neste momento, para que elas não fiquem nessa angústia todo o tempo”, reflete X.

*Estagiário sob supervisão de Adriana Izel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags